domingo, 30 de dezembro de 2012

Saúde e muita paz

Mais um ano que se finda e não temos muito a comemorar , pois em nosso Estado chamado Bahia o Esporte , ainda não saiu dos paliativos programas.
Não disputamos quase que nada em rool Nacional e nos limitamos ao Futebol devido a paixão em que o torcedor dispensa ao glorioso Bahia e ao perseverante Vitória.
E notem os senhores que na Superintendencia de Desportos , contamos com um dos mais brilhantes dos cidadãos que conhece bem as diretrizes.
Mais como frizei antes que estamos findando mais um ano , devemos mesmo é aproveitar da molesa desses nossos corações para desejar ao nosso proximo um 2013 , mais bem utilizado onde possamos contar efetivamente com uma pratica esportiva capaz de evitar queima de etapas.
Nossos agradecimentos aos quase cinco mil visitantes deste espaço , desejando a todos saúde , criatividade e muita paz...

sábado, 29 de dezembro de 2012

Opovo era muito mais povo

Se pegarmos um livro que conta parte da história do periodo da Ditadura no Brasil , veremos que o povo era muito mais determinado quando o assunto voltava-se para direitos e deveres . Momentos nos deixa a vontade para afirmar que se tudo aquilo estivesse acontecendo hoje varios Brasileiros que estão a frente das instituições permaneceriam em suas mesas discutindo o mérito ao invéz de partir para aluta.
Longe de nós o ato de subitrair a contribuição do Secretario de Esportes Coiteense Gildemar Silva Carneiro , mais não devemos também ficar em cima do muro quando o mesmo fala sobre a Jornada Desportiva da Primavera , pois a competição não necessitava do apoio total da Prefeitura e sim de aberturas que fornecessem uma maior evolução por que foram realizadas mais de dez edições contando apenas com os requesitos educacionais , sedidos pelo envolvimento dos Diretores , Professores e Alunos.
A Comissão da época até tentou seguir com o propósito de enquadrar verdadeiramente em C. do Coité o Esporte na Escola , tentativa barrada pela dissolução total da mesma .
Nós também participamos de algumas reuniões com a equipe do Ex-Prefeito Tom , mas não avançamos devido ao desvio de idéias que deixavam de contribuir com a juventude para fluir como feito politico na área. Em fim fomentaram e organizaram uma Jornada Esportiva sem o tempeiro que já existia e tudo foi parar em nossas memórias como saudaveis lembranças.
Em relação ao podar de algumas de suas ações , entendemos que este é um velho artificio desferido aos Secretarios.  Aquí no Brasil por mais que se fale em Democracía a sua prática pouco é notada, partindo principalmente daquele que delega poderes e C. do Coité , assim como nos diversos municipios deste País a queima de etapas , também impediu que desportistas natos como ele vinhesse a emplacar o sentido lógico do esporte que influi positivamente na cidadania.
Nós ainda não perdemos a esperança quanto a evolução no esporte , porém precisamos que os verdadeiros desportistas usam um pouco mais do seu lado povo .

domingo, 23 de dezembro de 2012

Bairro Fluminense mereceu o titulo

A final da Copa Wallace de Futsal não só demonstrou a força técnica das crinças Coiteenses , revelou mais uma vez a influencia de uma comunidade na vida futebolistica de um  municipio carente de projetos basicos e acima de tudo permanentes.
E como a marcação de tentos é um momonto mágico , eles não ficaram sem surgir no classico em que proclamou o Bairro Fluminense como o grande Campeão.
Não devemos parabenizar a garotada e todos envolvidos apenas pela disputa limpa pelo troféu e sim pela maneira especial em que fizeram desta competição um espaço diferenciado.
Valney e Ricardo treinadores preparados para a missão deixaram que o Futsal fluisse dinamicamente , aplicando um respeito multuo.
6X2 para o Fluminense , porém nunca é tarde para afirmar que o Divino Mestre , Vice Campeão entendeu perfeitamente que o adversario foi superior.
Parabens ao Wallace e principalmente a toda sua comissão organizadora.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Clubes que emocionaram o futebol Coiteense

Não posso ficar sem prestar uma homenagem aos organizadores do Campeonato de Sócios da AABB de C. do Coité, pois eles emocionaram  muitos torcedores e amantes  quando reviveram atravez das equipes participantes momentos de glorias das varias ex-agremiações que fizeram história no futebol municipal.
Quem não alcansou  certamente escutou dos remanecentes tudo sobre as suas façanhas pela Região e Bahia a fora.
CEBION equipe de Masters conhecida pelo longo tempo em que permaneceu invcta.
GREMIO primeiro campeão do Interior de C. do Coité.
SÃO JOÃO respeitada pela maneira em que valorizava as competições envolvendo o seu torcedor e o transformando em um a mais nas disputas.
CANARINHOS revelador de craques e encantador por onde jogava.
VASCO , eximio fornecedor de um espetáculo jerido pela introdução de atletas renomados do futebol baiano.
SAJEC , paixão de uma jeração que se emocionava com o uso da naturalidade como ponto de conquista.
IPIRANGA simples na maneira de se inscrever nos certames, porém ousado em suas buscas.
CLUBE ATLETICO COITEENSE, notavel em seu nascimento e conquistador em suas atribuições.
DEUS quiz que todos presenciassem a final entre duas das que trouxeram titulos a nivel de Bahia e Região para Coité , despertando em nós algo sobre a contribuição que os seus dois Presidentes , Lélo e Zé Gambirra deram e dão ao espaço futebolistico Coiteense, pois como poucos pensam nos jovens atletas .
Parabéns  AABB .




Festa Maravilhosa

Festa maravilhosa que mais uma vez homenagiou uma atleta que como poucos vestia a camisa Brasileira como se fosse realmente a segunda pele.
Os que não tiveram a oportunidade de assisti-la em atividade ganharam como presente aquele choro de felicidade , devido ao reconhecimento.
Hortencia foi definitivamente uma Rainha ao colocar o Basquete Feminino do Brasil no rool dos melhores. Melhores da atualidade que sentiram o peso da escolha como ponto de continuar assim como Hortencia a exemplificar sempre em alto nivel o nosso esporte.
Os organizadores do evento estão de parabéns pelas escolhas, pois acertaram em cheio as certificações quando a Atleta Cheila do Voley e Arthur Zanete ficaram como os destaques maiores ao lado de seus técnicos.
Agora é trabalhar bastante para que em 2016 possamos não só assisti-los com o Oscar do nosso esporte , mais também com um numero maior de medalhas de Ouro para o nosso País.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

É CAMPEÃO

Um fim de semana cheio de decisões e muita alegria do Amadorismo ao Profissionalismo do nosso futebol.
No Sabado o Vitória apesar de ter perdido no jogo da volta , papou a primeira edição da Copa do Brasil Sub-20 , jogando um futebol de gente grande durante toda a competição o time baiano foi merecedor desta façanha que abre as portas para uma disputa Intercontinental. Disputa que precisa melhorar bastante em relação a vaolrizar o espetáculo.
Muitos acreditam que este campeonato servirá e muito aos clubes nas suas diversas categorias , mas o que se espera mesmo é por uma politica esportiva voltada para esses jovens atletas , dignificando muito mais esse espaço.
Podem vibrar , pois o Leão pegou e é o Campeão !

No Domingo o Mundo parou para assistir ao encontro entre Brasileiros e Ingleses. De um lado o Chelsea e do outro o Corinthians , empurrado por uma legião de loucos e apaixonados.
No jogo uma variação de ações , prevía as emoções e elas foram constadas nas diversas defesas efetuadas pelo goleiro Cassio. Defesas que aumentavam gradativamente a confiança dos seus companheiros na busca de um tento capaz de quebrar a fria tatica dos adversarios.
Frieza que sobrou ao meia Danilo que ameaçou o chute no primeiro momento , deu o corte forçando ao goleiro Piter Cheque a se adiantar precipitadamente e ser surpreendido pelo desvio que tirou toda a chanse de defesa e o levou a presenciar como o mais simples espectador a cabeçada do artilheiro Guerreiro , originando a conquista tão sonhada e apostada pelo bando de loucos em pleno Japão.
Um titulo pra mostra a força das nossas agremiações em especial a do Corinthians Campeão Mundial.

Ainda no Domingão o Intermunicipal 2012 foi finalizado com adrenalina em alta , pois Coarací jogou para devolver o resultado , porém esbarrou na ansiedade e fundamentalmente em uma equipe montada para conquistar mais um titulo chamada São Francisco do Conde.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Acorda Região do Sisal

Eu não fiquei nem um pouco surpreso com mais essa atitude da Federação Baiana de Futebol em não chamar nenhum Arbitro da Região do Sisal para a pré-temporada, pois entendo que para eles ninguém dos que trabalham por aquí possui capacidade para atingir aquilo que eles carimbam como nivel.
O fato é que a politica execultada pela Federação só massacra o amadorismo , seja com as suas Taxas e Emolumentos , assim como na necessidade de contar com as suas filiadas nos certames organizados por ela.
Mais os desportistas se acomodaram e não dão o valor expressivo aos seus trabalhos quando formaram e bem os seus quadros de arbitragem para seguirem queimando etapas fundamentais no que se diz respeito ao crescimento profissional dos seus abnegados que muitos galhos já quebraram para a Federação apitando jogos sem nenhuma expressão.
Já passou da hora a fomentação e organização de um campeonato regional, espaço que dignificaría e escrevería paginas brilhantes de um futebol que tem encantado e mantido vivo o Intermunicipal.
Acorda Região Sisaleira !

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Muito futebol e esportividade zero por parte dos Argentinos

Semana cheia de futebol e mais uma vez uma das competições do nosso continente sofreu com a falta de respeito e esportividade no jogo que a finalizou em pleno Morumbí.
Acho até que a triste atitude dos representantes argentinos em não retornar para o segundo tempo serviu para não degrada-la mais ainda, pois do jeito em que desenrolava a partida não o que sería de alguns atletas brasileiros.
Aculpa é realmente da organização que não prepara os Arbitros e não puni com rigor os infratores do futebol jogado.
Parabéns ao São Paulo pelo titulo e pela maneira fria em que resistiu a tudo !
Mais a Semana trouxe alegrias para o torcedor baiano em especial o torcedor do Vitória que foi ao Barradão e assistiu uma apresentação de gala da garotada Sub-20 na goleada sobre o Atletico Mineiro, colocando as mãos na taça e se posicionando apenas para ergue-la no jogo da volta.
Foi uma partida das mais brilhantes desta competição que aumentará e muito o conceito dos novos atletas do Brasil de agora em diante.
Sabemos que uma final envolve uma série de fatores , mas entendemos que o Vitória além de está a frente do Galo na parte técnica e tática, construio uma vantagem numérica quase impossivel de ser revertida.
Pelo Mundial Interclubes o Corinthians jogou dentro do seu estilo marcador e por pouco não foi surprendido no resultado pelo Al Hali do Egito que jogou melhor.
Não acho que com isso o favoritismo tenha retornado para o Chelsea por que o Montirei também não jogou o que podería abrindo margens para o grande triunfo dos Ingleses.
Contudo é esperar por belos jogos entre Atletico e Vitória , Corinthians e Chelsea.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pancadaria na Argentina e Alegria para os Rubro-nêgors na Copa do Brasil Sub-20

Noitada de muito futebol e pra variar assistimos uma partida cheia de jogadas violentas entre o Tigre  da Argentina e o São Paulo.
É por isso também que os certames do nosso Continente não são respeitados pelo Mundo !
Como podem os Arbitros permitirem tanta pancadaría em um dos jogos da Final ?
Há mais isso é Sul-Americana !
Zero a Zero e não espere o torcedor pela aplicação da regra aqui no Brasil em pleno Morumbí por que organizadores e muitos adébitos gostam desta caracteristica viril para que se conheça o proximo Campeão.
Pela Copa do Brasil Sub-20 o Vitória conquistou a vaga bem ao seu estilo, ou seja com muito sofrimento. Tomou um gol logo no inicio da partida quebrando assim a sua vantagem, depois equilibrou as ações, foi melhor e quando parecia que empataria o confronto sofreu o segundo.
A equipe comandada por Amadeu não se entregou e tornou justo o resultado assinalando o seu tento para ficar com a vaga na grande Final.
Parabéns a garotada , pois a Bahia mais uma vez demonstra o seu lado potente com as divisões de bases.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Pluri foi desleal com o Brasileirão

É no minimo ilario o estudo que aponta o Brasileirão como 17º mais valioso do Mundo, pois é comico o fato de compara-lo até com a Liga dos Campeões da Europa que paga valores altissimos do mais jovens aos mais rodados dos atletas em todo continente.
Tirando os certames deste estilo, acreditamos que estamos a frente de muitos países, apesar dos exorbitantes investimentos efetuados por eles até para as suas competições em nivel Nacional, porém gostaria que eles fizessem um estudo voltado para o lado atrativo que a treis anos tem colocado craques que jogam por aqui entre os também apontados por eles como melhores do Universo.
O Brasileirão ganhou muito com os pontos corridos e despertou em atletas renomados o desejo de representar os nossos clubes. Atletas como Seedorf, Diêgo Forlan , juntaran-se a muitos outros que tem encantado o nosso torcedor com um jeito especial de jogar futebol.
Como eles preferem não adimitir que somos fortes apesar dos pesares , continuarei rindo de todos, devido a esta desleal e patética colocação apontada pela Pluri Consultoría.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Apenas uma contestação

Ontem foram premiados os melhores do Brasileirão e nós apenas contestamos a escolha do craque da competição pelo fato de entender que craque não precisa ser um goleador.
Acreditamos até que grande parte dos responsaveis pelas indicações perderam um pouco a essencia no capitar dos fatores que definem as caracteristicas. Talvez seja por isso que nos ultimos anos o melhor jogador do Mundo tenha apresentado tanta capacidade quanto possui o Messi que além de goleador, dispensa comentarios em termos tácnicos.
Mais voltando a escolha aqui pelo Brasil não temos duvidas que a disputa ficaría entre Ronaldinho Gaucho, Neymar, Déco e o proprio Seedorf que de uma certa maneira deram toques refinados as disputas, porém o premio ficou com o Fred que com méritos bateu recordes para terminar como Artilheiro, contrariando a escolha da galera pelo Gaucho.
Contudo esperamos que grande parte desses atletas sejam aproveitados na Seleção Brasileira, agora no comando de Felipão.

domingo, 2 de dezembro de 2012

A Bahia contará com as suas duas grandes forças na Série A

É Lógico que o torcedor , assim como jogadores e diretoría estejam contentes com a permanencia do Bahia na elite do futebol Brasileiro, mais pedir para tocar o hino como se tudo que ocorreu fosse algo referente ao um grande feito descordamos definitivamente.
Não podemos nos contentar com disputas que apenas nos mantenha no rool dos grandes, pois o Bahia é grande.
Também é óbvio que o Brasileirão exige muito mais do que tradição, porém entendemos que os anos em que o tricolor passou na Segundona, foram suficientes para contar uma história equivalente a sua força.
Nós estamos radiantes com a permanencia do esquadrão e esperamos que passado esta fase os erros sejam identificados por que 2013 promete muito e o nosso Estado volta a contar com as suas duas equipes mais tradicionais na Série A , jogando em um estadio totalemnte renovado e fundamentalmente em um grande clima de Copa do Mundo.
Contudo esperamos por campanhas a altura dos desejos do apaixonado torcedor baiano.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Felipão está de volta

Olha eu confesso que não esperava por Felipão  na Seleção agora, pois como todos sabem existem técnicos que só pegam o grupo com tempo para por em pratica uma tática em cima das caracteristicas dos atletas.
 O Felipão é um deles !
Foi assim quando chegou lá pela primeira vez e até esqueceu ou não reconheceu os méritos de um jogador como Alex, hoje no Curitiba.
Há quem diga que tudo já estava certo desde a derrota do Brasil nas Olimpiadas !
Como torcedor e amante do futebol , espero mesmo por um elenco bem definido ao ponto de nos tornar competitivos novamente.
Ele chega com uma base quase pronta e necessitando apenas de ótimos suplentes , assim como de goleadores mais emplacaveis do que Hulk e Leandro Damião e de um goleiro com perfil para garantir a meta Brasileira.
É óbvio que os Brasileiros querem conquistar todos os titulos possiveis , mais a Copa do Mundo é muito mais apetitosa do que a das Confederações.
Sucesso ao Brasil e criatividade ao Luis Felipe Escolari neste retorno ao comando da Seleção Canarinho.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Com Mano os resultados estavam aparecendo

Não eu não passei batido, estava apenas tentando entender os motivos que supostamente causaram a queda do Mano Menezes do comando técnico da Seleção Brasileira.
Agora estão em busca de um novo técnico com perfil a altura das conquistas de um selecionado que perdeu o rumo desde o momento em que partiram para uma reformulação por inteiro.
Há quem diga que o Mano não tinha curriculun , mesmo depois de enxergar um certa evolução do seu trabalho.
Na verdade o espirito competitivo já aparecía , assim como o jogar do jogo com dois volantes criativos amparados por dois homens na ligação com poder de assistencia e conclusão. Acredito até na possibilidade minima em relação da formação ideal como grupo, ou seja faltava apenas definir o goleiro titular e o homem responsaveis pelos gols, pois para cada posição , existia um bom suplente.
Contudo fica evidenciado o problema politico por que o treinador estava sim no caminho certo.

domingo, 25 de novembro de 2012

Rubro-nêgros alegres e Tricolores ansiosos

Devemos comemorar sim o acesso do Vitória , porém não podemos concordar que o nosso Estado, mantenha-se tão abaixo do seu potencial.
A Campanha estava muito boa e de uma hora para outra  se deu ao luxo de causar tanto sofrimento ao seu torcedor. Ora o Rubro-nêgro possui um trabalho de base respeitadissimo, não podería  permitir que os problemas extra campo entrassem no vestiario ao ponto de quebrar a dinamica da equipe.
Claro que os seus amantes esperavam por um feichamento brilhante e este brilhantismo era o retorno a primeira divisão do futebol Brasileiro independente de vencer ou empatar na a sua ultima oportunidade em pleno Barradão, nou seja o Vitória chegou carimbando o objetivo.
Em Pituaçú o Tricolor também aumentou o drama do seu torcedor e sedeu o empate ao Nautico, também sem apresentar um futebol digno da sua história vencedoura.
Olha acredito que nem o mais persimista  de todos esperavam por este tropesso, mais analisando o desempenho de alguns dos atletas , persebemos o quanto é limitado o elenco do técnico Jorginho que por ironía do destino sofreu perdas grandiosas em termos de conjunto como Diones e Souza, ambos por lesão muscular ainda no inicio da partida.
Não devemos tirar os méritos dos baianos uma vez que  o Nautico jogou de olho nos detalhes que abriam a proposta da permanencia os utilizando de maneira pragmática.
A torcida não saiu satisfeita mais ainda aposta em um grande resultado frente ao Atletico Goianiense.
Nós torcemos pelas presenças dos dois no proximo ano emocionando a todos com grandes BAVIS.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parabéns Sensei Vladson

Quando lemos uma mensagem como a passada por Vladson, não temos duvidas do tempo perdido por C. do Coité em matéria de esporte.
Será dificil mesmo implantar um projeto permanente na área que mais atinge os nossos jovéns?
Sensei Vladson encerra a sua carreira de atleta com varias conquistas no tatame, porém sem realizar o sonho com algo definitivo para seguir formando atletas e cidadãos para uma sociedade que precisa parar de queimar etapas.
Parabens Vladson e não tenha duvidas que estaremos atentos e prontos para apoia-lo na sequencia dessa caminhada, pois o esporte Coiteense apesar de judiado agradece.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Palmeiras é uma grande marca

Não sei por que tanto drama pelo fato de cair para Série B do futebol Brasileiro uma vez que durante todo ano a diretoría nãi fez nada para dignificar a marca Palmeiras.
Dizem alguns sábios que a queda ajuda muito, mas não devemos esquecer que este detalhe só sera objetivado se existir no comando o desejo de corrigir as supostas falhas.
Claro que o torcedor é o que mais sente e se tomar como base as competições que serão disputadas pelo Palmeiras em 2013, acreditamos em uma reviravolta , principalmente na direção.
Muitos dizem que são profissionais e é exatamente disso que precisará o Verdão , devido ao respeito conquistado a nivel Nacional e Internacional.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pequenas vantagens tornam os confontos imprognosticaveis

Vamos para uma rodada cheia de espectativa, porém com alguns pitacos que determinam teóricamente as chanses de cada selecionado com base é claro nos resultados conquistados nos jogos de ida.
Quem não apostará em São Francisco do Conde uma vez que venceu em Ipiaú e ainda não permitiu aos adversarios quase que nehuma oprtunidade dentro do Junqueira Aires.
Será que podemos dizer o mesmo nos confrontos entre Santo Amaro e Itabuna, Ubaitaba e Belmonte ?
Santo Amaro vem relembrando os seus momentos de glorias, mas não devemos esquecer que Itabuna por sua vez também possui tradição, apesar das claudicantes campanhas que antecedram a essa.
Já Ubaitaba que aparece como a surpresa tem todos os requesitos para desbancar Belmonte que sempre fica nestas fases.
Falando em ficar por aí, Coarací que se cuide, pois do outro lado vem uma Seleção acostumada a entrar em Semi-finais e fundamentalmente brigar por titulos, ou seja Porto Seguro costuma crescer nestes momentos.
Contudo, afirmo para os nossos amigos seguidores que serão jogos de altas buscas onde ninguem detem uma vantagem larga o que torna imprognosticavel os confrontos que definirão as quatro melhores do Intermunicipal 2012.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bahia ainda não está sossegado

O Brasileirão 2012 já tem o campeão, mais ainda existe muita disputa pelas vagas na Libertadores, Sul-Americana e principalmente na elite desse nosso futebol.
Falando em Campeão , diriamos que o Fluminense foi sem sombra de duvidas a grande sensação, não só pela conquista, mais  pelo modo em que passou o Atletico Mineiro e não perder a concentração até atingir o objetivo.
Time bem montado , ou seja elenco composto por uma série de atletas qualificados ao ponto de manter viva a performance.
O Botafogo ainda pode desbancar o São Paulo do G-4, só que para isso o secará nas rodadas restantes , tendo que vencer os seus jogos enquanto que lá em baixo o torcedor tricolorido baiano , agoniza pela segunda vez consecultiva para fulgir do rebaixamento, porém com todas as chanses de ver retornar a paz diante da Ponte Preta, Nautico e Atletico Goianiense.
É lamentavel perseber que as nossas forças ainda atuem como meras participantes. O Bahia possui tradição para realizar uma campanha digna das suas cores entre os grandes clubes do Brasil.
O torcedor tem que continuar firme com a equipe, mais depois precisa cobrar contratações a altura do seu entusiasmo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Com o Vitória é assim

Um triunfo que pode trazer sim a confiança e o entusiasmo ao elenco do Vitória para que se restabeleça o entrozamento seguido pela busca não só do acesso como pelo titulo.
Assistimos uma partida aberta e sem a presença da ansiedade, mesmo com a necessidade dos treis pontos. A equipe se comportou muito bem e se não fosse o momento de turbulencia, tería vencido facilmente o América, mas como para o Vitóia não existe conquista sem sofrimento por que a de ontem acontecería ?
Acreditamos que desta forma o Leão acorda de vez e passe a urgir muito mais alto neste treis jogos que ainda restam. Eu não tenho duvidas do acesso e acredito até em um final de Série B emocionante , principalmente para o torcedor Rubro-nêgro.
Agora sim a batuta está com Paulo Cesar Gusmão  !

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Será que um dia voltaremos a ganhar um titulo Brasileiro

Como é dificil torcer pela dupla BAVI em Campeonato Brasileiro e notem que as conquistas obitidas no passado só tradicionalizam as equipes emplacadas como grandes deste nosso futebol.
O Vitória a exemplo das campanhas anteriores quando esteve na Série A, aumenta o entusiasmo no inicio e depois causa fúria nos momentos de feichar o planejamento.
Já o Bahia se apega ao amor de seguidores para apenas fulgir da zona perigosa quando devería brigar por colocações relativas a sua historia.
Terça Feira o Leão volta a campo e pelo fato de ter conquistado pontos preciosos que até o levaram a dias na liderança, precisa também voltar a vencer  e garantir o acesso . Paulo Cesar Gusmão , não terá muito trabalho, pois o que falta ao elenco é atitude e isso ele cobrará tranquilamente.
Já o Bahia que retornou a elite nestes dois anos tem se apegado apenas ao amor de seus seguidores na tentativa de fulgir da zona perigosa quando devería brigar por colocações relativas a sua historia. Venceu a  fraca e claudicante Portuguesa , jogando abaixo dos termos técnicos, mais ainda não respirou aliviado devido ao triunfo do Sporte sobre o Vasco.
A pergunta que fica é , será que a Bahia um dia voltará a conquistar um titulo Brasileiro ?

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os camisas 10 estão dando baile

Impressionante a falta de persepção de varios criticos esportivos em relação a função do homem de ligação em uma equipe de futebol. Bom para o Ronaldinho Gaucho que segue amparado pelo comandante Cuca e todos os seus companheiros de clube.
Claro que ocorreram e ocorrerão partidas em que nada deu e dará certo, porém obedecendo o critério da analise, pois o futebol também deve ser praticado coletivamente. Notem que nos dois jogos disputados entre Flamengo e Atletico Mineiro a ligação funcionou mudando de lado, ou seja no primeiro uma marcação precisa sobre o Gaucho parou o Galo enquanto que no segundo o Mengão contou com a sorte e as vezes com intervenções do seu goleiro.
Queremos afirmar o quanto é bonito assistir um eximio camisa 10, lançando bolas, dando passes intiulados como assistencias fundamentais para furar os bloqueios adversarios, resgatando uma função que muitas das vezes é confundida com a dos goleadores.
Ronaldinho, Déco , Oscar , Ganço , Zé Roberto , Montillio , D' Lessandro , Juninho Pernambucano e companhía , estão de parabéns pelas suas atuações brilhantes neste Brasileirão 2012.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Tribunal tá correto

Lembrei-me do meu irmão Riolando , pois como sempre afirma o Arnaldo Cesar Coelho a regra é clara. Assim já mais podería o Arbitro da partida em que se enfretaram Internacional e Palmeiras pelo Brasileirão 2012 em sua Série "A", recorrer a fatores externos para decidir sobre um lance em que ele hávia definido.
É importante lembrar que o erro pode ser de fato e de direito, ou seja quando um arbitro detecta ou não uma infração, seja pela sua colocação em campo ou interpretação da jogada.
O gol assinalado pelo atacante Barcos do Verdão foi com a mão,porém o gesto não foi persebido pelo senhor Francisco Carlos Nascimento que validou o tento e voltou atraz quando indagado ou auxiliado pelo seu reserva Jan Pierre Lima Gonçalves.
O Tribunal ainda não decretou o resultado mais marcou o julgamento para meiados de Novembro e até lá a CBF não computará os pontos.
Voltando a Riolando tomo por base o que ele sempre fala sobre o Intermunicipal, pois a competição é amadora e os atletas são assariados.
Já imaginaram um protesto neste termos, impetrado por uma equipe totalmente voluntaria...

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Leão tem que agir como Leão

Olha muito se falou sobre a saída de Carpegiane e até o ex-comandante andou soltando o que não devería , devido a sua demissão, porém o que ele não colocou foi algo sobre o seu comportamento junto ao elenco, ou seja Carpegiane não respeitou muitos dos atletas , agindo como um ditador e isso ficou óbvio quando desferiu negatividade por telefone em relação a capacidade do Vitória atual.
Nós não concordamos com o ex-treinador , pois a equipe baiana possui todos as condições de voltar a Série A do Campeonato Brasileiro e depois do triunfo lá em Alagoas diante do CRB, só uma catastrofe impedirá o acesso.
Não temos duvidas do potencial técnico e tático dos varios treinadores do nosso Brasil, contudo já tá mais do que na hora dos nossos profissionais da Bahia se valorizarem por que tanto Bahia como Vitória já foram dirigidos por eles e mantiveram a tradição.
O alvo agora é o São Caetano , time perigoso e também necessitando dos treis pontos , resta ao Leão do Barradão jogar com a inteligencia  de um Leão e aproveitar bem as oportunidades para garantir matematicamente a vaga.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fim de Semana futebolistico

Fim de semana de muito futebol e continua para a dupla BAVI em suas respectivas séries. O Tricolor empatou com o Corinthians , resultado que para os otimistas foi considerado como bom uma vez que a derrota podería jerar um problema mais sério , pois os concorrentes venceram e enconstaram na linha de fulga , local onde se encontra o Esquadrão da Bahia.
O Vitória por sua vez frustrou a numerosa nação que lotou o Barradão no intuito de empurra-lo e consequentemente acorda-lo de vez neste returno tendo em vista a aproximação do Goiás e São Caetano, mas o técnico Paulo Cezar Carpegiane demonstrou total falta de sicronía com o torcedor quando mais uma vez treinou uma situação e aplicou outra levando o Rubro-Nêgro a uma derrota seguida de queda na tábua de classificação.
Agora a espectativa é de uma equipe tão vibrante quanto a do primeiro turno, trazendo no comando o Ricardo Silva para restabelecer a condição no minimo do acesso.
No Intermunicipal o feichamento da Segunda fase manteve as nossas duas representantes na luta. Arací bateu novamente Rio Real no J. Brigido enquanto que Biritinga passou nos penais por Feira de Santana .
Arací vái para a sua primeira grande prova de fogo, enfrentará São Francisco do Conde equipe super credenciada a conquista de mais um titulo, já Biritinga jogará as chanses de ir o mais longe possivel contra Ubaitaba.
Feichamos esta postagem parabenizando aos que abriram magnificamente os Campeonatos de Tanque Novo e J. Néry , devido ao grande ato de esportividade.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dupla BAVI não convenceu

Nos jogos deste meio de semana notamos que a nossa dupla BAVI, não apresentou um futebol que tranquilize de vez o seu torcedor.
O Vitória atuou tentando ser preciso nas finalizações, porém esbarrando na sua própria ansiedade na tentativa de mostrar ao adversario quem de fato e de direito manda no Barradão.
Precionou desordenadamente e afunilou demasiadamente as jogadas de ataque quando possuia em campo atletas capazes de chegar a linha de fundo e alçar bolas na área para Wilian e Helton, ou seja venceu e não convenceu.
Agora é esperar por uma postura mais adequada ao sistema que pode ser util no combate ao Atletico Paranaense se quizer continuar na luta pelo titulo.

O Bahia também afunilou e muito mais que o Rubro-Nêgro , desferiu os lançamentos para área sem se quer contar com um atacante na posição e com estatura para aproveita-los.
Sofreu uma marcação apetitosa e não ofereceu a mesma pegada quando foi agredido pelos atacantes do Palmeiras que apresentaram mais perigo ao gol de Marcelo Lomba. Fez 1x0 segurando o marcador de maneira decisiva em um lance de extremo erro coletivo da defesa tricolor.
Não acho que o Bahia jogou mal , mais precisa repensar a escalação de um homem de referncia abrindo espaços  para os que vem de traz fazendo fluir positivamente o pivô e objetivar as investidas, pois o proximo adversario é o Corinthians e em São Paulo.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Instituções independentes estão atreladas

Temos que louvar a voluntariedade de varios desportistas da Região do Sisal , porém me reservo no direito de destacar a participação deles em C. do Coité, municipio onde os representantes de instituições responsaveis ou aptas a desenvolver esporte se colocam ao dispor do poder pulblico, ou seja só realizam algo com o perseguido apoio.
No Ginasio mesmo quem devería organizar as programações é a a Liga de Futsal que parece ter descartado o Campeonato Coiteense em suas categorias.
No Futebol a cidade parou por que as eleições quebram a possibilidade e se resumiu aos certames interioranos.
Em fim o que está acontecendo ?
Estas instituições são governamentais ou os que as presidem são atrelados ?

domingo, 30 de setembro de 2012

Dupla BAVI a meio mastro

Foi fim de semana a meio mastro , devido a derrota Rubro-nêgra e o triunfo Tricolor.
O Vitória perdeu jogando abaixo do seu potencial , mais não devemos esquecer que o Carpegiane aprontou das suas para o ocorrido, pois treinou um time e iniciou a partida com outro.
Nós já falamos aqui algo sobre a questão tática e são exatamente essas coisas que atrapalham a caminhada de uma equipe que vem demonstrando vontade de até conquistar o titulo.
O técnico também mexeu errado deixando vuneravel todo o sistema defensivo , onde por pouco não causou um dano maior ao ponto de jerar uma crise.
Eu ainda acredito no Vitória , mais acho bom trazer logo para o grupo titular o volante Welington, pois a liderança ficou ameaçada.

Em Pituaçú o Bahia deitou e rolou pra cima do Botafogo . Dominou as ações ditou o ritimo e deixou claro o porque é o melhor deste returno.
Jorginho teve problemas para escalar a melhor formação, porém a equipe está regida pelo setor de meio campo , fundamentalmente com as presenças de Fael, Elder e Diones , isso sem colocar os gols marcados por dois deles nesta vitória.
Esses treis atletas dão consistencia ao Bahia e estão muito bem fisicamente e técnicamente o que supera as criticas dos persimistas.
Em fim boa respirada e ótimo trabalho semanal no intuito de vencer também um dos concorrentes diretos na luta pela fulga do rebaixamento.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dió e Bitu levam Valente a mais uma final de Jogos Abertos

Hoje teremos o inicio das disputas pelo titulo dos Jogos Abertos do Interior uma competição que pode ser considerada como uma Olimpiada do Esporte Amador da Bahia pelo fato de atingir uma marca significativa em matéria de pratica nas diversas modalidades do setor.
Varias são as conquistas do Esporte Sisaleiro , mais sem a devida atenção por parte da iniciativa privada e do poder pulblico.
Claro que tudo isso se deve ao sistema que nós seguimos até por conviniencia , mas precisamos mudar essa realidade.
Estaremos sendo representados pelo municipio de Valente e temos mais é que desejar socesso aos desportistas da cidade pela batalha em torno da manuntensão das atividades.
Os comandantes técnicos Bitu e Dió são mais do que voluntarios destes trabalhos e mais uma vez estarão na missão de participar e competir de igual pra igual , expressando o lado qualificativo dos jovens da sua terra.
É importante frizar que Valente é uma das poucas cidades que desenvolve esse trabalho e por isso está adequada as mudanças do regulamento no que se refere ao atendimento dos novos talentos.
Felicidades e estamos aqui de longe , porém torcendo bastante e de maneira positiva.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fla bate Atletico e respira

Nosso futebol possue grandes técnicos , porém entendemos que taticamente passamos por uma grande crise.
Ontem no mais esperado reencontro de Ronaldinho Gaucho e a torcida do Flamengo já de inicio escutamos uma colocação efetuada pelo Cuca treinador do Atletico Mineiro , algo como " hoje todos terão que correr pelo craque " , ora será que o comandante não estava e nem preparou o elenco para o que foi planejado pelo adversario e implantado categoricamente ?
O Flamengo parou assim quando o tinha na Gávea !
No passado ou a algumas decadas atraz , o esquema de jogo sería modificado para quebrar em parte a estratégia do Dorival, pois o Atletico tá na briga pelo titulo e não podería exercer tanta fragilidade ao ponto de atingir o emocional.
O Fla foi contagiado pela sua grande nação , marcou forte e vibrou como sempre espera o seu torcedor.
Eu confesso que esperava mais compreendo que no jogo existiam fatores caracteristicos de um classico tradicional.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Albino Caboclo foi mais que um atleta

Mais um momento triste para nós que vivemos no futebol e em especial em uma sociedade carente de grandes e ótimos cidadãos. Cidadãos da qualidade de Albino Caboclo.
Eu que como poucos tive a oportunidade de conhece-lo de perto , sinto-me abalado com o seu falecimento pelo fato de entender o quanto que ele foi importante  para o reconhecimento de uma comunidade que incluiu seus jovens de maneira interativa.
Como atleta Albino encantou pelo seu poder de superação passando entusiasmo aos seus companheiros de equipe e até mesmo atuando no limite da sua parte fisica.
Como diretor, Ropeiro , Massagista e Treinador Albino se apresentou como um professor visando sempre as disputas respeitando o lado disciplinar, ou seja sempre pedia para jogarmos o jogo. Coloco esses poucos mais fundamentais fatores enfatizados por ele, pois foi Albino que me fez vestir a camisa do Sossego no nascimento daquela praça esportiva e me orgulhar do seu jeito de defender o esporte naquela comunidade que ele viu conquistar os titulos em campeonatos Coiteenses.
Albino  você deixa muitas saudades, porem varias e ótimas lembranças de um importante lider.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vitória venceu e o Bahia perdeu

O Vitória jogou mais uma vez com atitude e não permitiu surpresas no embate contra o Goias em pleno Barradão e segue firme para confirmar o seu retorno a elite do futebol Brasileiro , demonstrando coletividade e muita acentuação tática , ou seja fatores positivos e capazes de fornecer ao seu torcedor a condição de feichar a competição com o titulo.
A provavel conquista não só premiaría a campanha como quebraría um siclo negativo em matéria de Campeonato Nacional uma vez que a agremiação já bateu na trave por duas vezes. A vantagem foi aumentada e a possibilidade está a cada rodada mais visivel.

Na Série A , o Bahia sofreu a sua primeira derrota desde que o Jorginho assumiu o comando da equipe , mas precisamos levar em consideração toda a montagem de situações em relação ao jogo para que o Internacional reagisse na competição.
Claro que o Tricolor sabia da situação , porém cometeu erros de marcação e foi até facilmente batido. Podemos também afirmar que o Bahia perdeu algumas e importantes oportunidades de contar uma história diferente , mais sem a inspiração devida não conteve o ataque gaucho que marcou por treis vezes e o encostou novamente na zona perigosa.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Grande Classico das Américas

Brasil e Argentina darão aos técnicos mais uma chanse de analisar melhor as convocações quando tiverem a oportunidade de chamar todos. O fato é que ninguém entende como certos atletas ganham a preferencia por que atuam no exterior. Notem que os Zagueiros Dedé e Rever, ora batendo um bolão no Vasco e Atletico Mineiro sempre ficaram em segundo plano, assim como a melhor dupla de frente de zaga, Paulino e Ralf ambos do Corintinhas e no momento não existe atleta de futebol do Brasil brilhando, espetacularmente na Europa.
Colocamos desta forma , pois Seleção deve ser escalada com os melhores para não continuarmos queimando etapas. O trabalho tá bem adiantado , porém necessita de ajustes neste quesito até porque sem a chamada sombra nenhum atleta luta para melhorar o seu rendimento.
Nós esperamos que Brasileiros e Argentinos possam promover um grande classico das Américas hoje a noite em Goiania e que de agora em diante o respeito seja também restabelecido pela Seleção Brasileira.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estamos bem com ressalvas

A nossa dupla BAVI continua jogando com autonomia, mas ainda há a necessidade de manter a atitude para terminar as suas participações com o sucesso desejado.

O Bahia que está a sete jogos sem sentir o gosto de uma derrota, respirou, mais sabe que o proximo adversario vive um momento de alta pressão e vai atraz dos treis pontos em clima decisivo, fator que teóricamente fornecerá um aumento da pegada tricolor no intuito de surpreender e quem sabe até arrancar mais um triunfo porque em matéria de acerto tático os comandados por Jorginho possuem uma melhor organização que os titulares do Internacional.
O Vitória que está na liderança perdeu rendimento e acreditamos que foi devido a falta de critério por parte da técnico Capergiane, pois se a sua equipe vinha atuando e se dando bem dentro de uma formação o lógico seria seguir utilizando as caracteristicas individuais em caso de ausencias, ou seja na saida do Welington o atleta que mais aparece com o mesmo estilo é o Rodrigo Mancha e não Fernando Bóbe. Notem que com ele nos dois utimos dois jogos o lado esquerdo da defesa sofreu bastante e por pouco as coisas não jeram uma crise.
O proximo confronto será contra um time que cresceu bastante na competição e um tropesso agora pode trazer o Goias de vez para briga direta pela liderança. Vence-lo servirá muito mais que jogar melhor, pois ao lado dele segue o Criciuma louco para se reabilitar.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

4 Anos de uma conquista histórica da ADEC

A exatos quatro anos a ADEC conquistava o titulo de Campeã dos Jogos abertos do Interior na modalidade de Futsal com o genero Feminino.
As meninas de C. do Coité , amparadas pelo ótimo trabalho de base , desenvolvido pela institução , travou um duelo emcionante contra a equipe de Porto Seguro , demonstrando grande poder de decisão desferido pelo potencial técnico , individual aliado a um sistema tático que associava a ofensividade uma determinação capaz de desestabilizar ações adversarias.
Momentos como aqueles só serão observados quando a frente das propostas encontramos a vontade e o amor.
Claro que podemos dividir essa alegria com os Valentenses, pois no mesmo 14 de Setembro de 2008 , também as meninas do Voley subiram no lugar mais alto do pódium.
Contudo fica o desejo voltado para um apoio permanente e eficaz no intuito de continuarmos aumentando a qualidade de vida dos nossos jovens atletas que precisam retornar aos jogos uma vez que já estão a 3 anos sem participar e aproveitar esse grande espaço de inclusão e integração social.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bahia empata mais continua bem

O Bahia perdeu dois pontos preciosos, porém continua a demonstrar oganização tática e acima de tudo a atitude dos que pretendem chegar junto neste Brasileirão.
Claro que muitos poderão afirmar que o Tricolor deu o chamado mole diante do Sporte em Recife, mas entendemos o quanto é dificil encara-lo diante de uma torcida motivada pela vitória no jogo anterior.
Vimos um Bahia consiente e muito consistente na defesa, contendo todas as investidas adversaria sem abrir mão do agredi-lo com eficiencia. Saiu atraz do marcador e apresentou grande poder de superação para empatar e até tentar o triunfo.
A rodada foi solidaria, pois apesar de cair uma posição viu o Flamengo despencar em treis e ficar proximo da zona perigosa.
Agora é se preparar para o confronto vindouro e perseguir mais treis pontos diante do seu torcedor.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brasil evoluido nas Paralimpiadas

Temos mesmo que comemorar, pois além de conquistar a sétima colocação nas Paralimpiadas o Brasil demonstra crescimento no quesito atenção para revelar e melhorar a delegação a cada ano.
A colocação nos colocou a frente da Alemanha em uma luta triplamente acirrada também com os Estados Unidos que ficou em Sexto lugar.
O Brasil emocionou com vitórias memoraveis e até quando se quer classificou algum atleta para fases finais e não temos duvidas do que poderemos apresentar dentro dos nossos dominios por que os Paralimpicos Brasileiros estarão muito mais motivados e prontos no subir desta escala de superação.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Seleção sofre com a crise tática

É óbvio que o trabalho para montar um novo time exige varios procedimentos , mais atualmente o nosso  futebol passa por uma crise tática que empaca qualquer base mesmo com boa qualidade técnica.
Nós sempre vamos nos lembrar do mestre Geraldo Pereira o GP, pois com futebol não se brinca e nada deve ser inventado.
Ninguém imaginava uma escalação tão ludibriativa no enfrentar da 67ª Seleção do Mundo. O que poderiamos apostar se os que atuam pelo setor de meio campo, aprederam algo totalmente diferente dos que jogam no ataque.
Eu acho que as forças ocultas, contribuem neste tipo de procedimento por que sería muito mais facil entrar com Romulo , Arouca, Ramires e Oscar, Lucas , Damião e Neimar para exercer ofensividade e grande poder de recomposição. Não o fez , jogou timidamente , recebeu vaias e aumentou o questionamento quanto aos pontos positivos.
Entendo que precisamos de retornos como o de Cacá e Robinho, principalmente para resgatar o entusiasmo de todos nós com a Seleção Brasileira.
Brasil 1X0 na Africa do Sul, porém sem a vibração tão sonhada.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estamos bem na fita

 O torcedor baiano tem muito a comemorar, pois além do bom momento que passam Bahia e Vitória, vem presenciando grandes jogos como forma de lazer.
O Vitória segue lider da Série B e só não venceu mais uma devido ao equlibriu tático apresentado pelo Criciuma em pleno Barradão, ou seja foi um 2 a 2 tipico de duas equipes que possuem todas as condições de levantar o troféu.
Na Série A o Tricolor foi envolvente e atrevido diante do lider Atletico Mineiro que teve que empregar uma entrega das que são aplicadas em jogos decisivos. O Bahia encaixou mesmo a formação com treis homens de ótimo poder de recomposição e não mais tem permitido facilidades aos adeversarios durante noventa minutos.
Muitos podem até colocar algo de negativo na atuação de Elder, porém a movimentação Atleticana exigiu muito do atleta sem que o mesmo comprometesse o sistema defensivo.
Não podemos também credenciar ao empate os desfalques de ambos , pois os que estiveram em campo lutaram bastante. Claro que o Bahia merecia algo melhor , pois perseguiu muito mais os treis pontos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Brasileiro vence lenda do Atletismo

O brasileiro Alan Fonteles conquistou neste domingo a medalha de ouro nos 200 m rasos na classe T44 dos Jogos Paraolímpicos. Ele completou a prova em 21s45 e deixou para trás ninguém menos que o sul-africano Oscar Pistorius, uma lenda do atletismo.
Para chegar ao lugar mais alto do pódio, Alan mais uma vez teve de fazer uma corrida de recuperação. Ele não conseguiu fazer uma boa largada e começou a se recuperar depois dos 100 m, quando ainda ocupava o terceiro lugar. Ele ultrapassou Arnu Fourie (AFS), que vinha em segundo, e seguiu em disparada na perseguição a Pistorius.
Apenas nos metros finais o brasileiro, enfim, deixou o sul-africano para trás, e assim que cruzou a linha de chegada comemorou a medalha de ouro. Pistorius, em segundo, completou em 21s52. O terceiro lugar foi o americano Blake Leeper.
O Brasil está na Sétima colocação no quadro de medalhas com 7 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes, ou seja segue demonstrando evolução dos nossos paraolimpicos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A ADEC tá aniversariando

É com grande alegria que dirijo esta mensagem para os colaboradores e apoiadores da ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA COITEENSE, estendendo para as comissões técnicas das suas modalidades, assim como aos atletas e principalmente para os diretores que passaram e estão nela colocando a mão na massa no complemento de mais um ano de sua história.
Varias são as conquistas, mas é importante frizar que a maior de todas é o resgate de valores empregando ótimos atos de cidadania na construção de uma sociedade mais justa.
A ADEC não nasceu apenas para fornecer praticas esportivas e trazer medalhas no mais puro indicio de capacidade da nossa juventude. Ela veio pra fazer parte dos interesses de um povo que necessita da tão perseguida qualidade de vida.
Nós que passamos pela ADEC, afirmamos que esta instituição nos influenciou positivamente no quesito integração na mais alta introdução do superar e suplantar.
PARABENS ADEC...
Mesmo longe e sofrendo eu já mais esqueço da grande renovação que voçê causou na minha vida...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vitória lidera de vez e o Bahia respira bem

Em fim um meiado de semana com resultados ótimos para as camapanhas da dupla BAVI, pois o Vitória aumentou a vantagem em relação ao segundo colocado na Série B e o Bahia respirou novos ares na luta para fugir de vez da zona de rebaixamento da Série A, após bater o Santos em plena Vila Belmiro.
Muitos podem até classificar o triunfo Rubro-nêgro como minusculo, mas também na Segunda divisão não existem jogos faceis.
O Vitória não precisa se apresentar dando espetaculos e sim perseguindo os treis pontos a cada partida, pois o intuito é garantir o acesso e depois pensar no titulo.
Já o Bahia entrou com uma formação que feichou bem o quarteto de meio campo como sempre espera um treinador, treis homems de marcação, porém de caracteristicas ofensivas, atletas com uma capacidade fisica diferenciada dos demais existentes no elenco. Fael, Diones e Helder, auxiliaram o Gabriel no reacender de apresentações ao estilo do seu futebol. Claro que no inicio o encaixe demorou pra acontecer e logo que o enquadramento definiu as ações de cada um o Tricolor, tornou-se coletivo ao ponto de neutrlizar as ações adversarias e vencer com autoridade.
As vitórias sempre trazem tranquilidade aos trabalhos semanais, fator fundamental no adiquirir da alegria de jogar futebol.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ADEC ficou fora dos Jogos Abertos

Claro que precisamos obter todas as informações em relação a não participação de Coité em um dos Zonais dos Jogos Abertos do Interior uma vez  que aquilo que apontavam como certo, apresentou-se como surpresa pelos que diretamente estavam ligados aos fatos.
Entendemos que alguns requesitos não seriam preenchidos pela delegação Coiteense em virtude de algumas inovações do regulamento e só entendemos por que em nosso Brasil o Esporte não é tratado como devería, pois a SUDESB como orgão que responde pela competição não faz nada para adequar ao sistema as instituições que sempre participam.
Será que eles não sabem ou ainda não perseberam que os jogos são disputados por agremiações extremamente amadoras?
Em relação ao Zonal que os Coiteenses poderiam disputar não podemos deixar de estranhar a tamanha falta de observação, desferida pela Secretaria de Esportes de Coité assim como dos responsaveis pela delegação, tendo em vista a vasta experiencia que todos possuem, ou seja todos sabiam que era Irecê e a listagem só abria o propósito para Itaberaba ou Camaçarí, exemplo seguido por Valente, hoje classificada para as finais no Futsal Feminino e Hand Masculino que serão disputadas em Feira de Santana.
Os atletas ficaram mais uma vez frustrados com o acontecido e cheios de razão, pois a ADEC tinha boas chanses de classificação nas variadas modalidades, principalmente no Futsal Masculino, grande sensação da Região Sisaleira.
A vida exige a utilização das inovações quebrando a aplicação do habitual como ponto para seguir conquistando, chegando junto a SUDESB no intuito de estruturar melhor a parte teórica.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O novo técnico terá que inovar

Eu não havia comentado o empate tricolor frente ao Atletico de Goiás , pois existiam rumores logo após a partida sobre a possivel saída do técnico Caio Junior do comando.
Mas se observarmos bem tudo que vem acontecendo , chegaremos a conclusão que tá dificil, devido a falta de coragem para abidicar de peças experientes que não passam por um bom momento.
Olha o que mais se ver neste Brasileirão é a inclusão de atletas da base nos times titulares de grandes equipes enquanto o Bahia os mantem no estaleiro.
O proximo técnico precisa feichar bem o setor de meio campo, setor que tem contribuido bastante para o mau rendimento. O atacante Souza saiu do jogo reclamando, mais aquela talvez tenha sido a sua pior participação desde que chegou ao Fazendão.
É preciso trabalhar sim, porém utilizando o que se tem de melhor e o melhor é escolher alguem para não fornecer espaços pelos lados do campo com meias que possuam caracteristicas de recomposição, deixando descansados os laterais nas possiveis subidas ao ataque.
Parece simples, mas é preciso ousadía.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Leão tá na frente

Torcedor Rubro-Nêgro radiante com a campanha do Vitória e cheio de esperança na classificação para Série A do Brasileirão 2013 com a razão dos que entendem o nosso futebol da Bahia como potencia capaz de fazer frente até para lutar por mais um titulo Nacional.
A equipe tem jogado muito bem de fato se encontrou, demonstra grande ponto coletivo e agora é banir o já ganhou , pois a competição está apenas na metade.
Nós temos a obrigação de parabenizar a diretoria, mesmo que ainda tenha um longo caminho a ser percorrido, devido ao esforço para contratar atletas qualificados, sem esquecer é lógico da tão cobrada comissão técnica, ora desenvolvendo um trabalho totalmente renovado, colocando em campo os que estão em melhores condições.
Destacamos o Pedro Quem como diferencial, a nova dupla de ataque Wilian e Elton, realmente decisiva e o conjunto fundamentador de todo esse trajéto positivo.
Agora é trabalhar para começar a segunda fase com a mesma pegada e seguir em busca da vaga e do possivel titulo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Morre Felix goleiro titular na conquista do Tri


Goleiro Félix, com Carlos Alberto na seleção (esq.) e em foto mais recente
Goleiro Félix, com Carlos Alberto na seleção (esq.) e em foto mais recente
24/08/2012 - 10h03

Félix, goleiro da seleção brasileira na Copa de 1970, morre aos 74

Félix Miéli Venerando, goleiro da seleção brasileira na Copa de 70, morreu às 7h desta sexta-feira pela manhã aos 74 anos, por conta de uma doença pulmonar obstrutiva crônica agravada por pneumonia. O ex-jogador lidava com um enfisema pulmonar através de remédios e sessões diárias de oxigênio.
O goleiro foi revelado pelo Nacional, de São Paulo, e jogou na Portuguesa e no Fluminense e foi titular na conquista do tricampeonato, ao lado de Pelé, Tostão, Clodoaldo, Gerson e Rivellino.
"Hoje de manhã ele teve algumas paradas respiratórias e faleceu (...) Ele já estava sofrendo há algum tempo e não resistiu", contou Juliana, neta do ex-jogador.
Em junho de 2012, Felix comemorou a aprovação do benefício de aposentadoria aos campeões mundiais concedido pelo governo federal. "Foi uma vitória merecida, pelo menos um reconhecimento em vida. A maioria de nós nunca ganhou o que os atuais ganham hoje. Vai ajudar muita gente. Eu que venho tomando oxigênio em casa há dois meses, me recuperando de um enfisema que atacou o pulmão. Veio antes que eu batesse as botas", dissera.
O ex-atacante Ronaldo, campeão em 2002 com a seleção, foi um dos primeiros a prestar uma homenagem. Meus sentimentos a família desse que foi um grande goleiro!", afirmou na sua conta no Twitter.
O ex-goleiro da seleção estava internado no Hospital Vitória em São Paulo desde o último sábado. Foi submetido a uma traqueostomia, mas depois de paradas respiratórias sucessivas, morreu na manhã desta sexta, às 7h. Félix será sepultado no cemitério do Araçá, na capital paulista.

Na próxima prova do Mundial, heptacampeão se tornará o segundo piloto a atingir marca: “Para mim, é claramente a pista número um do mundo”.

Michael Schumacher, da Mercedes (Foto: Divulgação)Michael Schumacher, da Mercedes (Foto: Divulgação)
Michael Schumacher terá uma participação muito especial na próxima etapa da F1, o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O veterano alemão chegará à incrível marca de 300 corridas disputadas na categoria, algo alcançado apenas por seu ex-companheiro de equipe, Rubens Barrichello, que largou em 323 provas.
O heptacampeão, já contente com a ocasião, admitiu que viu sua felicidade aumentar ao perceber que tal comemoração aconteceria na Bélgica, palco de momentos marcantes em sua carreira.
Foi no sinuoso traçado de Spa que Schumacher fez sua estreia na F1, em 1991, e, no ano seguinte, venceu pela primeira vez na categoria. Depois disso, subiu no topo do pódio no local mais cinco vezes, além de ter selado lá seu último título mundial, em 2004.
Em 2011, Schumacher comemorou 20 anos de F1 na Bélgica, onde correu com um capacete dourado e terminou em uma boa quinta colocação após partir em último. Quanto à edição de 2012, o heptacampeão destacou se tratar de uma circunstância especial.
“Spa é como minha sala de estar. Para mim, é claramente a pista número um do mundo”, elogiou. “É incrível como sempre tive momentos especiais por lá – minha estreia, minha primeira vitória, um título mundial e outras ótimas corridas.”
“O fato de eu participar de meu 300º GPs em Spa era algo inevitável e teremos de celebrar da maneira correta. Estou orgulhoso em ser o segundo piloto da história do esporte a atingir essa marca e não há dúvidas que eu quero ter um fim de semana particularmente bacana.”
Colega de Schumacher na Mercedes, Nico Rosberg também não poupou elogios à pista de Spa, mas afirmou que o time alemão ainda tem de se recuperar para poder lutar por vitórias. “Sempre fico ansioso em correr em Spa – é um dos pontos altos da temporada. O circuito em si é incrível, com uma das curvas mais empolgantes do calendário, a Eau Rouge”, exaltou. “Há muito trabalho duro pela frente para assegurar que estamos competindo onde queremos, que é na ponta do pelotão.”
Curiosamente, Barrichello também completou 300 GPs no mesmo circuito, na edição de 2010 da prova. O GP da Bélgica, 12ª etapa do Mundial de 2012, será realizado no dia 2 de setembro.

Sucesso ADEC

Jogos Abertos do Interior uma espécie de Olimpiadas do nosso humilde esporte amador, espaço mais do que especial para a integração de jovens, sem o minimo pensamento de competir visando o profissionalismo como fonte de engrandecimento, ou seja neste rool o lema é participar e tentar vencer no intuito de conquistar um apoio mais efetivo. Seja da iniciativa privada ou do poder pulblico.
Este ano o regulamento contribui e muito com os trabalhos desenvolvidos pela a ADEC em C. do Coité, uma vez que a conhecida prata da casa será priorizada em todas as modalidades sem a presença de contratações de atletas de outros municipios como forma de reforços.
É por essas e outras que cobramos algo permanente no esporte Regional Sisaleiro. Algo referente ao aproveitamento dos que lideram modalidades, desenvolvendo o papel de Monitor Técnico e até de Coordenador no mais puro sentido de socializar definitivamente a juventude.
Não podemos esquecer e deixar de fora a SUDESB e as Secretarias municipais esportivas deste propósito, pois com elas tudo pode ganhar o campo necessario.
Força a ADEC no proximo Zonal e sucesso aos atletas Coitenses.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Terça do descontentamento

Não tivemos uma Terça feira agradavel para os maiores representantes do futebol baiano, pois o Bahia não atuou mais uma vez com o impéto das suas tradições no encarar do São Paulo pela Sul-Americana e o Vitória perdeu a liderança da Série B para o Criciuma.
Acho esta retomada da ponta pelos Catarinenses,  totalmente normal uma vez que o Criciuma realiza ótima camapanha, assim como o Vitória.
Mas em relação ao Tricolor da boa terra, acredito que o ponto a ser seguido pelo Caio Junior seja o encontro imediato da escala titular, fator que tem tornado o Bahia fragil diante dos adverdarios, ou seja temos presenciado uma certa desorganização tática, devido as alternadas tentativas de feichar bem o sistema defensivo, tumultuando o setor de meio campo.
Nós que vivemos no futebol, sabemos que um bom quadrado de meio, começa por dois Volantes até de pura marcação e mais dois homens de criatividade com poder de recomposição.
Claro que as vezes precisamos nos feichar, porém não devemos abidicar do atacar e já que o próprio treinador afirmou que ao sair para o ataque o time se desgoverna.  Então que ele teste a tática do marcar sem pressão com saídas programadas, usando as caracteristicas do seu elenco por que o que não pode é perder tantos jogos tentando fazer aquilo que foge do potencial do grupo no que se diz respeito ao coletivo.
Sexta o Leão volta campo e o Bahia no Domingo tentará a reabilitação no Pituaçú.

sábado, 18 de agosto de 2012

Que sufoco!

Olha o torcedor do Vitória tem todos os motivos para amanhecerem na bronca com o técnico Paulo Cesar Carpegiane, pois ele não tinha motivos para modificar a equipe que foi aos vestiarios no intervalo do jogo, vencendo por dois gols de diferença.
Alguns criticos, também lembraram do grande professor Pardal pelo simples fato de destorcer a maneira de sair do Barradão mais satisfeito com os treis pontos, ou seja o técnico Rubro-Nêgro na retirada do atacante Elton, colocando o Marco Aurélio, nada mais fez do que igualar a pegada com o Joinvile que numéricamente estava inferiorizado, devido a expulsão de seu Zagueiro Central.
Foi sufocado durante toda a segunda etapa, permitiu a diminuição do placar e não conseguio atuar como nos bons momentos da primeira etapa.
O raciocinio é mais do que lógico. Estando uma equipe com o chamado homem a mais, correto sería introduzir um outro atacante e como o Vitória havia terminado bem o primeiro tempo já com dois homens de presença de área por que ele não esperou um pouco.
Resultado tentou concertar retirando o próprio Marco Aurélio, terminando por bicar demasiadamente as bolas para onde o nariz apontava na tentativa de segurar as varias investidas dos adversarios.
Treis pontos são treis pontos e até o complemento da rodada permanece como lider parcial!
Hoje tem Bahia!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vitória precisa jogar com inteligencia

Na ultima Terça Feira o Vitória esteve perto da liderança da Série B, mais acreditamos que o continuar da perseguição seja muito mais benéfico para feichar a primeira fase da competição em primeiro lugar, pois mantem o impéto na fase complementar até para pensar na conquista do titulo.
Hoje o Adversario é o Joinvile dono de uma arrancada a ser considerada e acima de tudo combatida com uma determinação caracteristica das decisões, uma vez que os comandados por Carpegiane venceram o ultimo jogo aplicando praticas do sufoco pelo sufoco, desordenando em parte algumas ações ofensivas, ou seja o Vitória não deverá atuar com a certeza que vencerá a qualquer momento pelo fato de está atuando no Barradão.
O Joinvile possui uma força muito grande na recomposição e não rifa tanto a bola para sair da defesa. Contudo o marcar adiantado para causar erros proximos da área adversaria, talvez seja um dos fatores a ser utilizados para conquistar mais treis pontos e evitar surpresas.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Apenas melhorias táticas

Brasil 3 Suécia 0, um placar que não expressou qualquer tipo de entusiasmo no torcedor, devido a timida apresentação do nosso elenco. Claro que o periodo é de solidificação de um grupo que possa de fato representar bem o nosso futebol que não anda com o prestigio em alta.
Acreditamos até que o problema está na tática, pois é inadimissivel acompanharmos  um jogo por inteiro sem as chamadas subidas dos laterais ao ataque no auxilio perfeito a ofensividade.
Notem que a apagação das jogadas individuais dos atacantes Brasileiros, emprega-se pela previsão de posicionamento, ou seja não há variação  a conhecida troca de posição na tentativa de sair do fóco daquele que foi colocado como seu fundamentado marcador.
É lógico que se mantenha o Mano Menezes, mas ele precisa rever alguns fatores e implantar um sistema ao nivel das caracteristicas dos elenco, pois  no futebol Europeu não existe nenhum destaque do Brasil como ponto para seguir uma escalação baseada em uma linha de quatro composta por treis volantes, abrindo um pelos flancos como fez com Ramires, postando atacantes invertidos.
Notem que o Lucas dribla em velocidade e bate muito bem com a direita em cruzado e o Neymar foi duas vezes ao fundo, também pela direita, matando treis dos marcadores.
Precisamos de um pouco mais de paciencia, porém buscando melhorias táticas por que talento nós temos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Chega de tanta balela


Vocês acreditam que nossos governantes estão preocupados com quadro de medalhas??? Com a evolução cultural e esportiva dos brasileiros (nós cidadãos), enquanto existir essa mídia protecionista  e esses politicos que vibram com um ouro aqui e Bronze ali, dificilmente teremos um trabalho especifico para nossos atletas  atingirem a mesma marca ou indici  para as Olimpiadas.
Claro que não podemos culpar esses atletas, pois na sua maioria chegam ao topo sozinhos, as custas de familiares e amigos…ai vem o governo, patrocinadores e acabam os atletas de ponta, que trocam os centros de treinamento pelos holofotes…ai na hora H nada, a culpa é do vento, do tipo de piso, da grama, da cidade, da vila olimpica que é maravilhoza …
Ninguem esta preocupado com a capacitação de proficionais e atletas, ninguem esta preoculpado em engrandecer o esporte no pais…Só estão preocupados em como irão tirar algum tipo de vantagem financeira e partidaria.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Emoção no Bronze de Yane Marques

Melhoramos em relação a Olimpiada anterior, mais não evoluimos o bastante para fazermos bonito na que será realizada aqui no Brasil. O fato é que em algumas modalidades não fizemos finais e aí tudo ficou complicado.
Poderemos até ficar lamentando a falta de investimentos, assim como de propostas basicas, porém eficientes para um melhor desempenho, mais só pra se ter uma idéia a Hungria 9ª colocada, também conquistou o mesmo numero de medalhas do Brasil, só que 8 delas foram de Ouro.
Feichamos os jogos assim e quando o nosso comitê já deva entrevista sobre a quebra do recorde, tentando apagar a triteza pela perda do Ouro no Voley Masculino, foi surpreendido por Yane Marques no Pentatlo Moderno que conquistou mais um Bronze de maneira emocionante devido a acirrada disputa.
Feito que poderá acordar de vez nossos dirigentes para este tipo de esporte , muitas das vezes pouco apreciado por aqui.
Acorda Brasil!

sábado, 11 de agosto de 2012

Parabens aos Brasileiros

Mais uma vez batemos na trave em matéria de conquistas no Futebol Masculino em Olimpiadas, porém não devemos afirmar que jogamos abaixo do esperado por que só deu Brasil.
Colocamos assim , pois o México obteve a sorte ou a ajuda dos DEUSES FUTEBOLISTICOS quando abriram o marcador aos 33 segundos de partida, jogando toda a ansiedade para o lado Brasileiro.
Acho que o técnico Mano Menezes não observou que a retranca Méxicana deveria ter sofrido investidas pelos lados do campo e ao invéz de abrir mão de um dos volantes, bastaría inverter o Neymar para a direita e o Hulk pela esquerda, abrindo a proposta da jogada individual, buscando sempre a linha de fundo, fazendo balançar toda a marcação adversaria, ou seja a entrada do Alexandre Pato, assim como a de Lucas não funcionaram.
A Seleção Mexicana quase aumenta o placar quando conseguio dois contra golpes, mais o Brasil quase leva a decisão para prorrogação quando Oscar perdeu uma chanse clara de gol já nos acrecimos.
Medalha de Prata, porém jogando com a garra tão esperada pelos torcedores.
No Boxe quem roubou a cena e prejudicou o Brasil foi a Arbitragem que entendeu como fulga de combate os Glinches da luta, prncipalmente do Esquiva Falcão.
Ouro para o Japonês e frustração do Brasileiro que realizou um grande combate.
Já no Voley Feminino deu Brasil e com uma superação somente expressada por aqueles acostumados com momentos dificeis, ou seja as meninas do Brasil após fraca participação no primeiro Set, viraram que viraram e conquistaram o Bi Olimpico.
Claro que o grupo chegou fragilizado aos jogos, mas os que não acreditavam em seu potencial, agora se rendem e talvez passem a entender que o esporte é assim um grande ponto para se buscar do fundo a alta concentração e se tornar um campeão.
Parabéns aos Brasileiros que nos representaram e representam em Londres e pensamento positivo na torcida pelos homens na luta por mais uma dourada.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

12ª com entusiasmo

Feichamos mais um dia com alegria, pois já batemos o recorde de medalhas e com a possibilidade de aumentar as nossas conquistas devido a classificação do Voley Masculino que em um jogo de extrema supremacía bateu os Italianos por 3 Sets a 0.
A equipe dirigida por Bernadinho demonstrou maturidade e acima de tudo eficiencia, principalmente na defesa e agora só resta a Russia para tentarmos mais um feito memoravel nesta modalidade.
O dia também nos reservou algumas tristezas como a má atuação do Revesamento Feminino que esperava por uma melhor colocação na prova, tendo em vista a condição de lutar por uma das medalhas, assim como na quebra da possivel Final inédita no Boxe entre Yamaguchi e Esquiva Falcão, pois o Russo venceu o Brasileiro.
Mas como estamos destacando a alegria, devemos comemorar a conquista da 12ª medalha Brasileira com o entusiasmo de sempre.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Emoções Olimpicas

Olimpiada é assim emoção diaria e hoje não foi diferente, pois chegamos a mais uma final com as meninas do Voley, equipe bastante muitas das vezes descredenciadas por varios criticos, porém com uma carta retirada da manga no momento certo para lutar por mais um Ouro 3X0 pra cima das japonesas e com dierito a uma apresentação confiante para chegar firme no encarar dos EUA.
Ficamos tristes pelo ocorrido com Poliana Okimoto na Maratona Aquatica e com o Diogo Silva no Taekwondo, mas com grande felicidade na conquista da Prata por Alisson e Emanuel no Voley de Praia e não podemos esquecer que passamos para a final no revesamento 4 X 100m Feminino.
E como estamos destacando a emoção ela foi marcante no pódio dos 200m conquistados pelos Jamaicanos, puxados por Bolt unico Bi-campeão das provas mais velozes do Atletismo, ou seja ele é vedadeiramente uma lenda.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Decima medalha do Brasil

Não temos duvidas que o Basquete, assim como o Hipismo precisam de uma maior atenção do Comitê Brasileiro para chegarmos mais na frente.
Tivemos uma disputa com a cara de Voley na passagem para a Semi final Masculino e devemos comemorar mesmo as medalhas de Bronze no Boxe com Adriana Araujo quebrando um jejum de 44 anos da categoria na primeira participação Feminina do Brasil.
E vibrar bastante, pois Juliana e Larissa jogaram muito para bater as Chinesas para melhorar a nossa posição no quadro, apesar de não aceita-la, ou seja fomos a 10 medalhas e estamos na 24ª posição.
Continuamos de cabeça erguida por que possuimos talento de sobra para um dia nos colocarmos melhor.

Brasil emocionou a todos mais uma vez em Londres

Um dia memoravel para o Brasil em Londres, classificação da dupla Emanuel e Alisson no Voley de Praia em busca do Ouro, reabilitação em grande estilo das meninas na quadra, batendo a Russia de maneira emocionante e a passagem da Seleção Masculina de Futebol que para muitos não enfrentou adversario a altura.
O problema é que varios criticos esportivos associam Futebol Olimpico ao que apresenta as principais peças em nivel Mundial, ou seja essa equipe que representa o nosso País nada mais é que a Seleção Olimpica, altamente sujeita a encarar adversarios fortes e fracos.
Grande vitória e que ela flua mesmo com o favoritismo apontado, pois o Mexico tem um grande trabalho de base e precisa ser combatido com a performance que nos levou para mais uma final na busca do tão sonhado ouro.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Olimpiadas sempre reservam emoções

São momentos de muitas emoções e nós não podemos ficar sem destacar a impolgante partida realizada pelas meninas dos Estados Unidos e Canadá no Futebol, valendo vaga na grande final, assim como a grande participação Brasileira no Hand Feminino apesar da desclassificação para a Noruega atual campeã Olimpica.
É duro ter que ouvir comentarios sobre o potencial dos nossos atletas e a falta de estrutura interna para que eles possam brigar mesmo por medalhas e como esta carta já tá gasta por de mais, vamos continuar sonhando com a implantação do verdadeiro esporte na escola.
Arthur Zanetti ganhou o segundo Ouro para o Brasil nas Argolas fato que devemos comemorar bastante, tendo em vista o crescimento da Ginastica, impulsionada é lógico por Dayane dos Santos, Diego Hipólito, sua irmã e a Jade.
Talentos nós temos falta é vergonha.

sábado, 4 de agosto de 2012

Sufoco

Não eu não gostei da apresentação da Seleção Brasileira diante de Honduras. Acho até que este sistema de jogo sem feichar direito o quadrado de meio campo, devido a colocação de mais um atacante preso por um dos lados tem prejudicado e muito a equipe.
Notem que ao sair atraz do marcador o Brasil começa a utilizar lançamentos longos quando devería tocar a bola e tentar envolver os adversarios como sempre prega a cultura futebolistica.
Muitos criticam o Neymar até pelas cobranças do torcedor Inglês, mais ele foi um fator fundamental para a suada virada que classificou a nossa Seleção para proxima fase.
Eu não gosto muito das diversas quedas do idolo em certos jogos, mais a arbitrgem as vezes deixa passar muitas infrações por afirmar que gosta de ver o jogo correr. Ora então que corra limpo!
Agora é a Coreia do Sul e que os nosso atletas de fato e direito aprendam a tão destacada lição que segundo eles tiraram deste sufoco.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Alegria só para os Americanos

Hoje não foi um dia feliz para o Brasil, apesar das vitórias no Voley de Praia, no Voley de Quadra com as meninas e principalmente nas conquistas dos Bronzes de Cielo nos 50m e de Rafael Silva no Judô totalizando a Sexta nesta Olimpiada colocando o nosso país em Vigésimo Primeiro lugar na tábua de classificação. Temos que lamentar a derrota do Cezão como é chamado pelos amigos da Natação, assim como a desclassificação do Basquete Feminino e o primeiro tropesso do Hand também feminino para a Russia.
O mesmo não podemos dizer em relação ao Futebol por que não possuimos estrutura capaz de bater de frente com certos adversarios, devido ao trabalho que parou de ser desenvolvido com as meninas, ou seja a falta de competições nacionais contribui negativamente no sistema de jogo, apagando toda e qualquer investida indiviual proporcionando a pior campanha da Seleção de Marta e companhia.
Mas somos Brasileiros e só nos resta continuar sonhando mesmo que as nossas chanses sejam minimas. Ainda presenciamos as passagens de Mauro da Silva no Salto em distancia e de Rosangela Santos à Semi-final nos 100m rasos.
No modo geral Londres assistiu e ficou de pé para Michael Phelps, pois o Tri campeão dos 200m Medley, confirmou o feito nos 100m batendo o recorde para 17 ouros e 21 pódios em Olimpiadas.
Os Norte Americanos também comemoraram a conquista do terceiro Ouro da nadadora Missy Franklin nos 200m Costas, batendoo recorde que pertencia a Kirsty Coventry do Zimbabwe que na prova terminou apenas na sexta colocação, pois a conquista elevou o país ao primeiro lugar superando a China.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Voley Brasileiro correndo risco

Não estamos bem com as mãos quando nos referimos ao Voley nestas Olimpiadas de Londres, pois ao que parece o problema é muito mais de respeito aos nossos técnicos do que falta de condição técnica, fato notado nos momentos em que ambos pedem tempo para corrigir algo. O Zé Roberto fala e as meninas, apenas se olham.Já Bernadinho se quer consegue passar as informações , pois todos chegam com as propostas corretas e falando entre sí.
Posso até está sendo exagerado, mais os adversarios não apresentam este fator negativo e conseguem vencer o Brasil sem fazer muita força.
A Seleção que encantou a todos pela sua capacidade de superação com vibrantes atuações, ocila muito na defesa e chega a ser ridicula em certos momentos das partidas para depois frizar que tudo começou quando perderam o comando do placar.
Claro que do outro lado existem equipes competentes, mais é preciso restabelecer a principal caracteristica do nosso Voley para não sairmos humilhados.

JAI sofrem declinio

Olha com o objetivo de demcratizar o acesso ao esporte, superando as barreiras da extensão Estadual, revelando novos talentos, gerando integração social, foi feichado em Camaçarí o segundo Zonal de Jogos Abertos do Interior de 2012, apresentando um declinio consideravel em matéria de participação dos municipios, assim como no nivel das disputas.
Temos mesmo que lamentar, pois ainda faltam dois a serem realizados até chegarmos as finais em Feira de Santana e ainda notamos a falta de trabalhos eficientes, principalmente da SUDESB em relação ao que se desenvolve pelo interior para nivelar por cima esta competição tão importante.
Ilhéus foi a grande vencedora, medalhando metade das suas modalidades enquanto que Camaçarí dona da casa, classificcou apenas o Futsal Masculino e o Hand Masculino. É importante frizar que disputa acirrada só aconteceu no Voley tanto no Masculino como no Feminino onde ressaltamos a participação vitoriosa de Ilhéus.
Contudo fica a aposta em métodos renovadores já para Irecê e Itaberaba no intuito é lógico de fazer valer todas as propostas de integração , trazendo motivação aos diretores de equipes e atletas.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Voley Feminino perdeu mais uma

Nós sabemos que as modalidades individuais sempre apresentam surpresas como a desclassificação do Tiago Camilo e outros atletas Brasileiros nesta Olimpiada, mais nas coletivas é realmente triste o momento do nosso Voley Feminino.
A equiepe não consegue ser regular ao ponto de perder jogos sem que os adversarios sintam dificuldades, ou seja o Brasil não atua consentrada, sede pontos sem exercer um posicionamento focado nas investidas dos oponentes e só vibra com a obrigação de se lembrar do seu potencial.
Perdeu mais uma e agora terá que defender melhor e explorar os bloqueios ao invéz de levar o jogo no peito e na raça.
O técnico Zé Roberto Guimarães que não aposta nas atletas mais jovens do seu time terá que pensar bastante para mudar a cara desse time.

Empate pífio devido auto confiança Rubro-nêgra

Um empate para ascender o sinal de alerta no intuito de impedir a presença do comodismo na trajetória Rubro-Nêgra. O problema é que notamos um Vitória com a confiança acima do seu potencial diante do são Caetano, onde podemos considerar este resultado como pifio.
Alguns criticos esportivos credenciaram a partida como boa e bem disputada, mais devemos afirmar que todo desenvolvimento surgiu devido a falta de determinação dos atacantes, fator notado principalmente no lance final onde o Samuel precipitou-se quando a bola retornava pra ele com o gol vazio, perdendo o que sería injustamente o tento triunfal dos donos da casa.
Carpegiane tenotu mudar o rumo promovendo as substituições, porém sem o sucesso desejado. Omesmo podemos dizer do Sergio Guedes que até ousou sem se preocupar com a inferioridade numérica do seu elenco devido a expulsão de um dos seus pupilos.
Tomara que este fator não se instale mesmo no ambiente do Leão e que as vitórias retornem no proximo confronto.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Parabens ADEC

Umn titulo que confirma em tese o que pretende o Fabio Santos Presidente da ADEC em relação ao novo modo de se trabalhar pela a instituição.
Muitas são as cobranças, mais devemos entender que elas só vinheram para aumentar ainda mais a determinação da diretoria.
São duas conquistas que feicham teóricamente o semestre e agora é voltar o pensamento para os Jogos Abertos uma vez que o elenco tem demonstrado todo um poder de decisão.
Temos que parabenizar a todos que estiveram envolvidos em mais esta competição e dizer que o caminho que apresenta as maiores dificuldades são os que merecem a determinação aplicada.
Parabens ADEC...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Isso é Brasil

É incrivel mais ainda existem pessoas que torcem desanimados para os brasileiros em Olimpiadas. Ora o raciocinio é lógico o nosso País ainda não entendeu o esporte como um dos fatores primordiais para uma nação.
Um dos problemas é pensar a Educação, apenas lembrando de encaminhar as pessoas para a escola.
Eu particularmente torço bastante, pois imagino o tamanho da luta desses nossos representantes.
Estamos indo bem no futebol tanto no masculino como no feminino, no Hand, seguimos na linha das vitórias, mesmo com a apreensão no Voley e no Basquete e só precisamos acreditar mais nos esportes individuais, apesar de todas as dificuldades, ou seja ainda podemos nos colocar como quadjuvantes em meio a muitos talentos.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Foi bom vencer na estréia também

Tudo se encaminhava para uma vitória fabulosa, quando de repente alguns vacilos mudaram todo rumo da partida e notem o quanto é perigoso mesmo abrir uma vantagem e se acomodar ao ponto de quebrar a dinamica do sistema tático escolhido e aplicado inicialmente.
O Brasil até que sofreu com investidas do Egito até começar a marcar os tentos com Rafael, Leandro Damião e Neymar, porém exercendo uma determinação capaz de superar todas.Fato que não ocorreu nos momentos em que o marcador começou a ser reduzido para 3X2.
Não acho particularmente que a nossa Seleção foi sufocada e que também terminou a partida se segurando lá atraz.
Acredito apenas que o Mano Menezes, tenha que corrigir as coberturas ou as sobras como queiram, no intuito de não mais fornecer aos adversarios tanta facilidade.
No contexto geral a equipe foi bem, assim como o proprio técnico que testou Gança ao lado de Oscar impulsionando o Neymar para mais proximo da área, causando tormentos para defesa adversaria.
Que sirva de lição para não mais assistirmos outra Seleção diminuir a contagem Brasileira durante as Olimpiadas. No mais foi bom estreiar com triunfo.

Brasil goleou

Foi uma vitória que apontou alguns detalhes a serem corrigidos pelo técnico Brasileiro, pois as meninas sofreream no inicio do jogo, apesar do uso da capacidade para superar o impéto das adversarias nas poucas saídas para o ataque usando a precisão como fonte positiva.
Vamos até deixar de lado um destaque individual pelo fato de acreditar que foi o conjunto o grande contribuidor para a estréia brilhante.
O Brasil é o principal favorito da chave por isso apontamos para uma maior observação da comissão técnica para que essa goleada sobre Camarões sirva de motivação na busca do tão sonhado e perseguido Ouro Olimpico.
Hoje será a vez da Seleção Masculina!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sorte ao Brasil feminino hoje contra Camarões

Hoje o nosso país estreia nas Olimpiadas de Londres na modalidade de futebol só que com as meninas e nós esperamos mesmo que desta vez as meninas tenham mais sorte e acima de tudo picardía nos momentos decisivos, pois já batemos na trave por duas vezes na hora de ficarmos com o ouro, além é claro de mais duas desclassificações em Semi-finais.
Esta será a quinta edição do Futebol feminino em Olimpiadas, mais é preciso torcer com moderação para Marta e Companhía, uma vez que o elenco contenha peças novas apesar de toda capacidade.
Hoje enfretarão Camarões e o lema é manter a concentração pois as adversarias estão motivadas e prometem surpresa durante as disputas dos noventa minutos.
Sorte a Seleção Brasileira.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vitória bem e o Bahia no sufoco da zona

Claro que ninguem pretende perder um grande jogador, mas a saída de Neto Baiano , talvez não prejudique tanto o Vitória neste momento por que o elenco foi bem montado e dentro de um pensamento voltado para realizar uma campanha equivalente a busca de uma vaga na Série A do ano que vem.
No Sabado assistimos um jogo equilibrado e acima de tudo com uma entrega capaz de continuar fornecendo ao torcedor Robro Nêgro a confiança e o entusiasmo para seguir junto na batalha.
O Leão não foi brilhante, porém exerceu uma marcação espetacular ao ponto de conquistar os treis pontos que o manteve na cola do lider Criciuma.
Muitos podem chamar o Carpegiane de Professor Pardal, mais não deveremos esquecer que com ele só joga os que se enquadrar em seu propósito tático que exige solidariedade durante os treinos semanais e principalmente na disputa dos noventa minutos.

No Domingo pela Série A, todos poderam notar o por que da fragilidade Tricolor neste primeiro semestre, ou seja a falta de opção no elenco é terrivel ao ponto de desistabilizar toda uma proposta de escalação inicial que já conta com improvisos.
Não podemos culpar o técnico interino, mais as saídas do Zé Roberto e do Cleberson, desestruturaram a forma de atuar da equipe, abrindo espaços para a motivação do Coritiba que até então não havia encontrado êxito em suas poucas investidas. O Coxa foi pra cima e empatou a partida, levando a loucura o torcedor do Bahia.
O Caio Junior novo técnico vái ter que encontrar um jeito pra fazer o Mancine jogar bem, pois até agora tem se segurado apenas no seu histórico inicial da carreira quando ainda atuava como lateral no Atletico Mineiro e aproveitar a motivação, apresentada ontem pelo Zé Roberto na tentativa de melhorar a ofensividade Tricolorida do Fazendão e sair de vez da zona perigosa.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Será que muda alguma coisa na saida do Falcão

Claro que a equipe precisa se motivar e achar um jeito eficiente de jogar, mais eu não acredito que será apenas trocando o técnico. O Bahia necessita de uma cobrança em cima de seus atletas por parte da diretoria. Cobrança por postura profissional, pois existem muitos dentro do grupo que parecem acomodados com as suas performances chegando a não se importar com a reserva, podemos detectar isso nas diversas chanses obtidas pelo Lulinha e do proprio Zé Roberto , jogadores com caracteristicas basicas para  melhorar o rendimento ofensivo principalmente pelos lados do campo.
Mas também devemos analisar a participação da diretoria no que se diz respeito a cumprimento de dever, ou seja os salarios devem ser pagos em dia, pois sem isso ninguem trabalha feliz.
Acho até que o Falcão insistiu muito com Fabinho na Lateral quando deveria tentar introduzir o sistema com treis zagueiros, abrindo a proposta para jogadores com maior mobilidade pelas alas. O Mancine seria uma das peças por aquele lado.
Contudo não devemos desqualificar o seu trabalho frente ao Bahia, apesar da fraca participação por que ele nunca abidicou de colocar o que havia de melhor no elenco.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

As diretorias precisam respeitar as tradiçionais agremiações

É triste acompanhar equipes tradicionalmente vitóriosas se apresentando de maneira mediocre na Série A do Brsileirão 2012.
Muitos colocam a culpa nos treinadores, mais se observarmos bem fica dificil exercer liderança quando não há respaldo, ou seja é na diretoria que tudo começa.
No Bahia, indicios de uma cartolagem em pró de atletas experientes no mercado chega a dificultar o rool da tão sonhada união de grupo por que todos se sentem lideres, pois são de empresarios renomados
No São Paulo a influencia do presidente na escalação deixa sem autonomia o comandante tecnico quebrando assim a real caracteristica do perseguido sistema tático.
No Flamengo, diretores mandam mais do que a presidente e conseguiram desfigurar um elenco que apenas necessitava de ajustes quando ainda era comandado por Luxemburgo e o proprio R. Gaucho dentro das quatro linhas.
Estamos citando apenas estas agremiações, pois todos viram o que sofreu e ainda sofre um técnico do gabarito de um Felipão.
Ninguem tira leite de pedra !
Jogar futebol é muito mais do que contar com o talento é preciso implantar uma harmonia capaz de aplicar em campo um ato solidario. O Tite do Corintinhans, enfatiza isso exaustivamente antes e após os seus jogos  e notem que ele só conseguio desenvolver esse fator por duas vezes em sua carreira. Na sua primeira passagem pelo Gremio e agora.
Contudo acreditamos que se não acontecer algo de muito respeito as tradições das agremiações, muitas delas brigarão para não cairem para Série B, ponto que eles chamam de abismo do futebol Brasileiro.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vitória vacilou mais segue na cola do lider

Confesso que fiquei apreensivo, porém com a certeza na conquista dos treis pontos devido ao total dominio do jogo efetuado pelo Vitória na casa do adversario. O Leão esteve sempre tranquilo e consiente das ações , mesmo com a diminuição parcial do marcador.
O Técnico Paulo Cezar Carpegiane, precisa tomar alguns cuidados neste quesito por que é inadimissivel, tamanha falta de atenção quando a sua equipe se coloca a frente com uma margem tão tranquilizadora em determinados jogos. Foi assim contra o Parana e principalmente naquele revéz diante do Goias.
São treis pontos que servem como base para seguir esse trabalho eficiente, mais com o alerta ligado para um possivel comodismo. O proximo adversario será o Atletico Paranaense um elenco que vem numa crescente, mas com tudo correndo a favor do Rubro-negro baiano, devido a procura de entrozamento uma vez que as contratações ainda estão sem o ritimo ideal de jogo.
Contudo a luta continua, onde outro resultado positivo só aumentará a confiança na Toca.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Derrota influenciada pela atuação do arbitro

Olha a arbitragem precisa urgentemente de reparos em varios quesitos, pois esse negorcio de deixar o jogo correr, não dando faltas que jeram muitas discussões é talvez um dos pontos a serem discutidos de maneira minuciosa por que tal fato tem levado o arbitro a erros grosseiros, influenciando até no resultado de muitos jogos.
É inadimissivel que cartões dos que são aplicados como o recebido ontem pelo Luiz Antonio do Flamengo não sofram uma mior analise pelos senhores dos jogos.
Um agarrão em Junior foi mais dificil identificar do que uma queda proposital do Ibsom.
Foi um ótimo jogo de um lado o Bahia com Cleberson e Gabriel definitivos na primeira marcação e criativos na armação, porém sem laterais funcionando como vavulas de escape causando a tão buscada imprevisão para atacantes que se acomodam com a pegada adeversaria, isso ficou claro nas diversas investidas do tricolor até no momento em que marcou o seu gol.
O Flamengo foi bravo e determinado a se defender, mais o Bahia pecou no quesito definição, sendo que não vale apontar para erros de finalização, uma vez que o Paulo Vitor funcionou como um verdaeiro paredão, merecendo os méritos, assim como a parte maior do bicho destinado pelo triunfo.
Não é hora de demitir o técnico Falcão e sim de contratar atacantes de movimentação, pois o Caverão parece em má fase enquanto que Junior perdeu rendimento fisico.
Contudo podemos afirmar categoricamente que o resultado contou com a influencia da arbitragem sim.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O maior dos Verdões leva a Copa do Brasil pela segunda vez

Não teve pra ninguém o Palmeiras jogou como um grande campeão, não permitindo ao Coritiba momentos de alta pressão para reverter o quadro estabelecido no primeiro jogo
Claro que o Coxa, também merecia uma sorte maior, porém tudo acontece no momento certo e este elenco dirigido por Felipão já vinha merecendo algo dessa magnitude, devido todas as cobranças em virtude dos altos e baixos paras se formar a base.
Base que contem um especialista em cobranças de faltas, sempre pronto para decidir quando tudo parecía caminhar para um deslisze.
Somos tão pessimos em analises que um craque deste nunca vestiu a amarelinha.
O problema é que muitas analises fogem do ambito futebolistico, especificamente no que diz respeito ao ambiente do grupo nas horas de trabalho, assim como na relação de uma comissao técnica na implantação de um sistema adequado a caracteristica da equipe.
Não temos duvidas que o sofrimento dos atletas foi tão intenso quanto ao do treinador!
Não esqueçam que as vezes os fatores se apresentam de um jeito em determinados treinamentos e ganham forma nos jogos fazendo aparecer outro tipo de definição.
Quanto as afirmações que o Palmeiras era infinitamente inferior ao Coritiba. Eles se quer observaram a sua campanha.
O maior dos verdões é o grande campeão de maneira invicta e superando muitos aproveitamentos nesta mesma competição.
Quanto ao nivel deste elenco, podemos dizer que é o nivel dos que trabalham em cima do seu potencial apostando sempre nas diretrizes do futebol.
Luiz Felipe Escolari a exemplo do Carlos Alberto Parreira quando comandou o Fluminense na segundona do Brasileirão, também não abriu mão do seu conhecimento. Persistiu e provou que é lado a lado com os comandados que se alcansa o objetivo.
Parabéns aos Palmeirenses, representantes Brasileiros na proxima Libertadoures da América.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Palmeiras desfalcadissimo e um Coritiba motivado e reforçado

Jogo cercado de muito disse me disse e na verdade o Palmeiras tem problemas para escalar o time titular para encarar o Coritiba cheio de retornos importantes ao seu sistema tático, porém estamos falando de finalissima e nela não poderão aparecer delizes como os que deixaram o elenco dirigido por Marcelo Oliveira na incumbencia de reverter o quadro.
Primeiro foram os desperdicios das inumeras chanses de gols e depois os descuidos na defensiva por talvez achar que sería facil sair com o triunfo.
O Palmeiras não é uma equipe espetacular, mais marca como poucos do futebol Brasileiro e nesta Copa do Brasil ainda não ficou sem fazer gols na casa dos adversarios!
O Coritiba terá o trunfo de atuar dentro de seus dominios, diante de uma torcida super confiante o que de uma certa forma o obriga a também proporcionar momentos de manuntensão a toda a confiança depositada, evitando que a euforía se torne um fator contrario durante os noventa minutos. Esta sim é uma equipe brilhante.
Felipão grande vencedor, não vái abrir mão da enorme vantagem obtida lá em Baruerí o que concerteza será utilizado bastante a seu favor da hora em que começar o jogo até atingir o objetivo de maneira invcta.
O bicho vái pegar!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Região continua queimando etapas

Lembram quando falamos da falta de atenção para com a garotada do futebol da nossa Região do Sisal ?
Pois ela persiste e não sabemos até quando, pois ainda não temos ninguem com a capacidade e o desejo lógico para realizar algo neste sentido e continuamos a presenciar queimas de etapas de uma juventude carente de atividades.
A copa 2 de Julho que definiu no ultimo final de semana os Semi-finalistas, podería ser um espaço para um primeiro passo uma vez que temos varias escolinhas em pleno funcionamento.
Como podemos nos gloriar tanto com as conquistas em Intermunicipais se não atendenmos os nossos jovens talentos !
Falta realmente vontade ou competencia ?
Claro que não devemos substimar municipios que estiveram mais uma vez na competição pelo fato de compreendermos que podemos mais, porém devemos afirmar que os nossos estão longe de contemplar a sua juventude.

domingo, 8 de julho de 2012

Acorda Falcão!

Confesso que iria deixar para amanhã, porém não conseguir engolir ainda essa história de experiencia internacional pra ficar com a vaga titular. O Falcão grande atleta que foi devería saber que jogador bom é aquele que se adequa a caracteristica do sistema a ser implantado em certos jogos ou para o campeonato inteiro.
O Bahia ainda não foi nem sombra do Bahia do ano passado, claro que levando em consideração os altos e baixos daquela campanha e também a falta de algumas peças principalmente nas laterais da equipe atual.
Acho que está mais do que na hora de se definir a base desta equipe para que as sombras apareçam como pontos decisivos.
O elenco não é tão desqualificado, possui muitas opções por que não colocar Fael e Fabinho Cleberson e Gabriel ao invéz de Cleberson como segundo homem de marcação se ele tem facilidade pra chegar na frente?
Olha se o Falcão não acordar, pode cair a qualquer momento!
Foi uma derrota com sentido de humilhação, pois foi pouco diante da facilidade que encontrou os botafoguenses embalados pela apresentação do Sidorf com direito ao chororou só que enfatizado pelos que sofriam com o artificio, ou seja 3X0 com cara de crise tática.

sábado, 7 de julho de 2012

Leão pegou em Natal

Triunfo inportantissimo para o Vitória neste momento da Série-B, pois ele continua na cola dos lideres e com uma distancia de facil superação.
Acho até que o Leão pecou quando tentou a todo custo cadenciar as jogadas na primeira etapa, mais jogar apostando apenas na ansiedade podería ter causado surpresa durante os noventa minutos.
O Carpegiane coloca o Tartá e o Pedro Kem bem abertos, porém falta ao sistema uma velocidade capaz de fazer das saídas para o ataque muito mais imprevisiveis.
Teve até quem acreditasse no empate!
O ABC chegou a assustar por duas vezes e ainda sofreu, devido a não marcação de um penalte no inicio do jogo. Mais como fase é fase o lema é contunuar trabalhando para mante-la ou para modifica-la se ela estiver proporcionando maleficios.
Contudo o que fica é a proposta do Vitória em relação ao acesso, mesmo estando a competição no embalo inicial.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Grande Corinthians

Um jogo pra quebrar toda a catimba confundida como experiencia por alguns criticos do futebol, pois a torcida do Corintinhans, transportou para os atletas a vibração dos que pretendiam conquistar um tão sonhado titulo fazendo valer o seu mando de campo.
Se tivesse a CONMEBOL organização já mais um atleta cometería tamanha falta de respeito !
Foi goleiro promovendo cai, cai, voltando dos vestiarios e reclamando do shorte , em fim algo suficiente para ser punido se estivessem na Liga Européia !
Mas os comandados por Tite queriam mesmo era desbanca-los e mostrar como se joga uma decisão. Os Corinthianos não abriram mão de um sistema já mais visto na história de um clube Brasileiro, principalmente em Libertadoures.
A imprensa Argentina em suas manchetes, destacam o feito como atipico dando enfase a morosidade dos veteranos do Boca ao invez de reconhecer os méritos do campeão que venceu 90% da tão buscada segunda bola durante os noventa minutos, sem abdicar da onfensividade.
O Corinthians não venceu com lampejos de um dos seus atletas não !
A sua eficiente marcação , apenas abriu as portas para a genialidade do Emerson marcada pelo seu grande poder de decidir, fatos notados nos dois gols que carimbaram a bela campanha.
No primeiro uma dominada fazendo a bola cair no ponto certo para o arremate e no segundo uma robada de bola com arrancada contida de esplosão para tocar para o fundo do gol e sair para o abraço e afirmar o Corinthians é o novo Campeão da América do sul e de maneira invicta.
Parabenizar o Coiteense Wallace e reconhecer que Lélo Pereira e Samarone professores das escolinhas que apuraram a sua técnica estavam certos. Ele tem potencial para jogar na equipe que lutará para trazer o troféu do mundo.