segunda-feira, 29 de março de 2010

Esporte se pratica com Amor


Qual sería o assunto mais importante do esporte na região do que a classificação da ADEC para grande final do Campeonato Baiano de Basquete sub-22?
Acreditamos ser uma honra, falarmos desta trajetoria que começou no inicio da Associação, pois com ela a diretoria contava com um presidente que amava o Basquete e que sonhava que atravez de seu amor, sería mesmo possivel alcansar o ponto mais alto ou seja um grande feito.
E é por isso que o desporto Coiteense, ainda possui esta pratica, pois o Frankim, Matheus, Josué e muitos abnegados, deram uma sequencia, concorrendo com a força do Futsal , Voley e pricipalmente do futebol, alem é claro de um espaço adequado para os treinamentos.
Espero que esses garotos, vençam este campeonato para que todos entendam de vez que no esporte é preciso atender aos que com o coração, praticam sempre, independente das dificuldades e das duvidas.
Estamos na torcida pessoal e confiantes ao ponto de apostar que seremos contemplados com mais um empenho de todos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

ADEC representa bem Coité e está a duas vitorias do titulo


Falta pouco para que os Basketeiros da ADEC, realizem um sonho e todos devem fazer uma corrente positiva para que tudo corra bem, na primeira oportunidade lá em Salvador contra o CEPE, pois em caso de vitória os Coiteenses, ficarão a a um trinufo do titulo.
Não será nada facil, pois alem do adversario, tem a pressão psicologica, porém se a ADEC, emplacar o seu ritimo, estes fatores serão absorvidos com naturalidade apesar de ser uma Semi-Final.
Eu particularmente, aposto muito nesta garotada e tenho certeza que ela vai, superar como sempre mais estes fatores e conseguir.
Assim como conseguiram disputar esta e outras competições, superando a desconfiança e muitos preconceitos, presentes no esporte de C. do Coité.
E para os que não conhecem o problema e até criticavam e criticam os treinos e oficinas da ADEC, com horarios reduzidos para as modalidade, eles estão aí mais uma vez representando e bem o municipio que já mais os colocou em carro aberto, elevando os seus feitos para população.
Portanto, vamos torcer para que a ADEC, seja a Campeã Baiana no Basquete sub-22.

quarta-feira, 24 de março de 2010

No Brasil ainda tem muita gente que não pratica esportes


O que esperar de uma juventude que não é atendida com esporte?
Muitos apontam a pratica esportiva como ponto de desvio do caminho das drogas, outros apostam que ela faz parte da educação e da cultura.
O fato é que muitos ou a maioria dos municipios Brasileiros não contam com projetos permanentes ou seja o lema é apenas a incrementação de um momento esportivo, algo que passe talvez apenas deixando saudades e boas lembranças, uma simples apresentação que muitos chamam de competição ou torneio.
Hoje pelo interior da Bahia, cerca de dez municipios investem muito em uma seleção para lutar pelo Intermunicipal, quando deveriam apostar em trabalhos que melhoram o nivel da siciedade, pois muitas das vezes, estas ações, frustram os que por naturalidade sonham em representar a sua terra.
Aqui em Vera Cruz, o esporte está na estaca zero e os desportistas, vivem escutando que falta apoio a mesma ladainha de sempre ou seja os que gostam de esporte de verdade, precisam se libertar e passar a executar os fatores que fazem parte de outro setor.
Criar uma comissão e fazer a bola rolar, pois não é facil perseber que jovens ainda não conheçam de fato e de direito, muitas modalidades espotivas em suas essencias no momento em que o Brasil, tem conquistado titulos até no salto com varas.
Juventude em atividade, sociedade mais sensivel.

domingo, 21 de março de 2010

Mais uma oportunidade que poderia ser de Coité


Como está doendo o meu coração pelo fato de ter visto de perto a capacidade que tinha e tem o Futsal Feminino de Coité e de nunca se quer ter disputado um Campeonato Baiano.
Coloco assim, pois a Bahia será representada pelas meninas de Eunapolis na Copa Brasil que será realizada em Goiás e fico imaginando o quanto estivemos proximos deste feito.
Não queremos com isso tirar os méritos dos Eunapolitanos, mas alertar os que tomam conta do esporte coiteense para a importancia em que tratam do seu esporte amador.
O fato é que já vimos muitas etapas serem queimadas, devido a muita falta de atenção aos que tanto se dedicam.
Mais também temos certeza que este será apenas mais um alerta, tipo entra de um lado e sai do outro, pois o que importa é o estatus e não o objetivo sócial.
E como bom Baiano, irei torcer pela equipe de Eunapolis quando devería está a frente do sufocado time Coiteense que tanto representou bem o municipio.
Atletas que trabalhavam em horas extras no intuito de serem liberadas em tempo habil para as competições.
Quem sabe um dia os representantes do esporte em Coité, deixem os seus desejos de lado e olhem de maneira mais especifica para a juventude e coloquem em pratica um projéto permanente que pare com as queimas de etapas em nosso esporte ou seja trabalhar mesmo ao invés de fazer lóbe
Pois assim como são raras as opotunidades, o seu tom é precioso para os nossos desportistas e jovens.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Foi Mentira TERTA?


Olha assim como fomos pegos de surpresa com a noticia da demissão do Ricardo Silva e logo emitimos a nossa ópinião, também ficamos estarrecidos com as colocações do Presidente do Vitória Alex Portela sobre o caso.
Primeiro ele garantio que o técnico não foi demitido e depois afirmou que havia feito contatos com outros treinadores, apenas por precaução e sem bater o martelo ou seja para um bom entendedor meia palavra basta.
O fato é que se ocorrer, diante do Atletico, até um triunfo sem convencimento o Ricardo Silva estará fora dos planos.
É o chamado chá de cadeira, aquele momento em que se espera pelo aviso final.
Sou de uma familia que adora esporte, mais que no futebol as vezes o cidadão recebe tratamento desproporcional as suas virtudes disso não temos duvidas.
Assim fica a pergunta o treinador foi ou não demitido na primeira noticia?
Será que o Alex, agiu como PANTALEÃO?
A resposta só TERTA sabe...

O que derrubou Ricardo Silva?


A queda do Técnico Ricardo Siilva do Vitória não foi devidamente relacionada aos numeros de sua campanha e sim aos desejos da direção Rubro-negra.
E notem que a mesma diretoria não para de contratar o que de uma certa forma atrapalha os planos de qualquer comandante.
Você sabe quantos atacantes tem o elenco do leão?
Ora se o Vitória é um clube formador de atletas o numero de contratados não contribue com as evidencias ou seja a diretoria repete o mesmo lema do ano passado quando deveria priorizar a Copa do Brasil para vencer um titulo Nacional, assim como também a Sul-Americana para motivar o seu torcedor que a nove anos comanda o futebol do nosso Estado.
Será que eles estão pensando em concertar os seus erros quando quase do mesmo modo demitiu o recontratado Carpegiane?
Particularmente, gosto do trabalho do novo comandante, porém entendo que a sua chegada pode mais uma vez ofuscar o brilho anunciado de um BIDA por exemplo.
Mas ele chega em um momento em que não se tem tempo para analizar o grupo, pois no Barradão já no Domingo, tem a missão de se reculperar da derrota frente ao Bahia de Feira diante do Atletico de Alagoinhas.
O elenco vem de um triunfo importantissimo pela Copa do Brasil, ode um novo tropesso está descartado por todos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Tradição é tradição


Olha muitos apontam para o nivel de muitas equipes pelo fato que já na terceira rodada da primeira fase, nove delas busquem recuperação imediata.
Claro que ninguem pode negar que a participação de oito das indicadas, está abaixo do esperado, mas ao mesmo tempo não podemos esquecer que estamos falando de futebol.
Também vale o destaque para as doze melhores até o momento que por sinal estão na briga direta e equilibradas nas ações.
Será que este fator não pode elevar a condição do certame?
E se for precipitado demais essas indicações do mesmo modo não será surpresa a reação de muitas das desesperadas, pois tradição é tradição.

No Brasil a DEMOCRACIA não chega ao Futebol


Estamos em um País que prega DEMOCRACIA, mais no futebol e em outros esportes não é bem isso que acontece.
A CBF por exemplo é dirigida pelo senhor Ricardo Teixeira desde quando mudou de nome, pois como todos sabem era ela chamada de CBD.
Na Federação do Rio de Janeiro o popular Caixa D'agua, ficou conhecido como Rei da Aclamação.
Aqui em nossa Bahia se brincarmos e não usarmos da curiosidade, perdemos a conta destes mandatos do Ednaldo Rodrigues.
Notem que este fato se estende aos Clubes de futebol, onde acabam prejudicando a parte administrativa , pois sabem que não perdem o Cargo, O Bahia é um grande exemplo.
Que DEMOCRACIA é esta, que não abre espaços para a alternancia?
Ou esses homens que as vezes são chamados até de doutores, contam com uma inteligencia maior dos que nunca tiveram se quer uma oportunidade?
O fato é que somos um povo que parte para as conquistas, esquecendo que elas poderiam surgir até em proporções maiores se tivessemos outras pessoas na frente e primando não só por elas e sim por novas formulas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Supostos lideres agem como ditadores


Vivo em uma cidade carente em muitos aspectos e fico até certo ponto indignado com à atitude de alguns que não sabem o que significa divulgação.
Aqui em Vera Cruz a pratica esportiva é muito timida os campeonatos só contam com a noticia atravez da chamda "Boca, Boca" ou seja nem cartazes são utilizados.
No ultimo Domingo, aconteceu o segundo torneio de Fresco-Boll onde grande parte do pulblico não sabia como identificar até a modalidade.
Contudo não entendemos a atitude, daqueles que sempre foram destacados pela imprensa Coiteense em suas comunidades.
Porque impedir que um reporter, registre uma agressão ou um ato anti-desportivo, quando devería repudiar os agressores ?
Será que comunga com a desordem e com a indisciplina?
Ou falta capacidade para ser o lider que pretende?
É importante colocar que os que não valorizam a integração não servem para ser Capitão.
E a Comissão disciplinar tem que começar a cortar o mau pela Raiz para que atos como estes não apaguem novamente o brilho do Campeonato Coiteense, pois a tentativa é ditar com apelações.

sábado, 13 de março de 2010

Futebol Baiano estacionado na dupla BAVI


Estamos em Libertadoures, Estaduais e Copa do Brasil e em relação ao nosso Baianão, acho que voltamos a um ponto muito dificil ou seja esperavamos crescimento dos clubes do interior e isso não aconteceu, mesmo depois daquela conquista do Colo-Colo.
O fato é que estamos estacionados no Vitória e no Bahia que parecem lutar entre sí com o intuito de ser o melhor do Estado quando deveriam galgar um espaço mais especifico a nivel nacional.
E a Federação, também passa uma imagem que não sabe para onde apelar e não consegue desenvolver alternativas que melhorem as vidas economicas dos clubes como filiados e do Campeonato que a cada rodada aumenta o déficite.
No momento os Rubro-negros triunfão, mais não deixam de ser desconfiados em relação aos parceiros.
O Bahia conta uma roupagem diferente, porém convive com uma divida grandiosa, fantasma dos modos em que os diretores anteriores, implantaram em sua administração.
O futebol da Bahia estará mais uma vez em uma competição Continental com o Vitória mais todos já sabem que o Leão será apenas um simples participante, assim como o trofeu do nosso certame que ficará no Fazendão ou na Toca.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Capitalismo é banal no futebol

Muita gente boa pode até não acieitar mas o futebol tem apresentado algo que diminue por demais a categoría de seus praticantes.
O melhor jogador do mundo na atualidade é o Argentino Messi, porém não convenceu ainda com a camisa da Seleção de seu país.
Mais é importante afirmar que também o Cristiano Ronaldo quando detentor do estatus não se apresentava a altura por Portugal.
Agora temos de volta a tonica dos polemicos mesmo que sejam idolos em seus clubes e cogitados pelos técnicos de seus Selecionados e com ela a saudade da maneira cidadã de um Falcão, Zico, Jairzinho, Gerson, Tostão o proprio Roberto Dinamite e outros que parecem não ter promovido bons exemplos para alguns.
Nós temos certeza que não foi isso que ocorreu e sim a banalização do capitalismo no futebol.
Temos atletas que se quer aprenderam a conviver em grupo e já são milionarios ou seja nem a formação desportiva está completa quanto mais a outra.
Nos livramos do Edmundo animal do Baixinho encrenqueiro Romario e Adriano é a bola da vez onde até o Médico do Flamengo disse que uma bebidinha não faz mau a ninguem e sabem porque?
Porque as cifras interferem nos depoimentos dos interessados, notem que até o companheiro de equipe o goleiro Bruno, afirmou ser normal sair no tapa com a mulher.
Será que existem pessoas praticando futebol no profissionalismo pelo simples dom?
Acredito que do jeito que vái tudo não passará de um controlismo atletico, onde muitos procurarão pelo ato simples e gostoso de jogar futebol.

Presidente da LCF deveria ter enviado para o departamento de arbitros a filmagem do jogo


Olha acreditando sempre na experiencia da Arbitragem Coiteense, devemos analisar bem a atuação do quarteto que trabalhou em S. João, pois no lance que determinou a chamada de responsabilidade do Arbitro Antonio Ramon em relação a indicação do assistente Francisco de Assis o Chicão, não devemos desprezar o assistente, mesmo porque se trata de um dos melhores do quadro.
Assim vale um alerta para o Presidente da LCF, Mauricio Mota. O ato de apresentar uma suposta filmagem do jogo, demonstrando ou tentando legitimar o lance que foi identificado pelo central, pode ser visto por alguns como populismo.
E é bom enfatizarmos que este é um problema do departamento de Arbitragem e se existem filmagens ou fatores que podem contribuir com o quadro no tocante a argumentos em lances capitais elas deveriam ser dirigidas ao Denis que é o diretor.
O ato do Presidente foge do conceito adequado, mesmo que a intensão seja a melhor possivel, pois estamos falando de futebol e nele e em lances como aqueles, muitas das vezes não só o auxiliar está errado, porque a ação é quase que instatanea ou seja marca ou não.
O Campeonato está de vento em pôpa, notem que houve chuva até de gols em apenas poucos jogos e debaixo de temporal, onde os homens que arbitram não podem perder o respeito.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Tá faltando espontaneidade na pratica esportiva


Estamos no ano de Copa do Mundo de Futebol e fatos considerados injustos, começam a despontar com varios atletas.
No Flamengo o Pety, vem sendo penalizado pelo fato de ter atrazado na sua apresentação para temporada 2010 e principalmente por não ter concordado com a sua substituição em um dos seus primeiros jogos, após a conquista do Brasileirão 2009.
O Joél Santana, foi demitido do comando da Africa do Sul, depois de implantar o sistema coletivo entre os considerados craques Africanos que só formam um time e não uma equipe.
O Ronaldinho Gaucho, grande esperança do futebol Brasileiro um dos componentes daquele fiasco contra a França na utima Copa, perdeu também a sua motivação mesmo com o estatus de melhor do mundo e agora corre o risco de ficar fora da relação do Dunga.
Mais afinal de contas o que falta no meio do atual futebol para não permitir que pessoas sejam atiradas do CÉU para o INFERNO?
Seria o jeito espontaneo de se praticar o esporte?

terça-feira, 2 de março de 2010

Desporto Coiteense precisa de História diferente


Mais como é facil quando todos estão embuidos num só proposito.
Os numeros são os melhores possiveis e o campeonato necessita mesmo da participação de todos, pois Coité possui dirigentes que amam futebol e que lutam bastante para representar bem a sua comunidade.
Poderiamos exaltar as vitórias brilhantes do Atletico, Vasco Caruaru e a goleada sonora do Ipiranga de Patos, mais preferimos destacar a motivação, devido às atrações e principalmente o desejo de realizar um certame à altura do objetivo.
O desporto Coiteense merece uma história diferente e este inicio aponta para o sucesso.