segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Estaduais precisam da cadencia do jogo
Depois de mais uma rodada pelos Campeonatos Estaduais, constatamos que o o futebol apresentado requer muito de uma correría desenfreada e muita marcação.
Jogo bonito mesmo, porém utilizando de um sistema de espera foi o classico Santos e São Paulo. O Santos muito bem postado na intermediaria defenciva foi quem saía em contra golpes enquanto o São Paulo o atacava de maneira mais direta.
Claro que não queremos com isso tirar os méritos dos Santistas e sim afirmar-mos que se o jogo fosse de Basquete o resultado sería outro.
Tivemos varios gols plasticamente belos e recheados de muita técnica, mais volto a afirmar os nossos técnicos ainda estão devendo muito.
Aqui pelo nosso Baianão o desejo dos interioranos é maior do que a capacidade de seus clubes porque mesmo com os tropessos da dupla BAVI o futebol apresentado, também não elevou o nivel dos triunfos.
O Bahia pecou nas finalizações e no feichamento dos espaços no entanto foi bastante prejudicado pela arbitragem.
O Vitória esse sim pode se apegar ao entrozamento, pois se já está faltando criatividade o resultado foi mais do que justo.
Contudo ainda espero por um futebol jogado de igual para igual usando a cadencia do jogo.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
O que está acontecendo?
Olhando bem o mercado da bola, tenho notado que a maioría dos atletas que voltam ao Brasil, jogam pouco e não contribuem muito nos jogos que são priorizados. Isso sem contar com os que chegam contundidos e que apenas servem para vender as suas marcas.
Issso vale até para o Ronaldo fenomeno que parece ter perdido aquele desejo do ainda posso mais.
O Fred , Deco e Belete no Flu, viram um Argentino roubar a cena.
O Alex Mineiro no São Paulo foi ofuscado, talvez pelo esquema do Ricardo Gomes.
E o Roberto Carlos não conseguio acertar um belo chute apesar de ter atuado bem mais do que os outros.
Deivd não foi o mesmo dos bons tempos de Corinthians no Fla.
Já estamos na terceira semana com os Estaduais em atividade e eles começaram 2011 do mesmo jeito onde só nos resta esperar pelo Gaucho que promete estreiar no proximo dia 2 de Fevereiro para concluir-mos o que de fato está se revelando em nosso futebol.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Grande Final
Uma final para contemplar o torcedor do Bahia e do Flamengo, pois todos assistiram duas equipes de garotos jogando como reza a pratica do futebol pelo Brasil. Um futebol em que o talento e atécnica sempre esteve a frente das disputas.
O Fla que abriu o marcador no inicio da partida já mais foi senhor do jogo e o Bahia que empatou e sedeu a virada não se absteve da luta pelo titulo.
Deu Mengão, porém com uma atuação brilhante do seu goleiro que impediu a primeira conquista Nordestina na Copinha.
Claro que para muitos Vice não significa muita coisa,mas os tricolores sairam fortalecidos para melhorar mais ainda a sua divisão de base que anos atraz já trouxe muitas alegrias.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Santo de Casa não faz milagres
Mais uma vez muitas cobranças em relação ao desempenho de Bahia e Vitória no Campeonato Baiano, porém entendemos que eles estão a frente dos adversarios que enfretaram nestas duas primeiras rodadas.
O fato é que só deu Bahia e Vitória, pois os concorrentes apenas se feicharam na tentativa de contar com erros defensivos.
O torcedor terá que utilizar bem da paciencia porque a dupla foi quase toda reformulada em sua base e entrozamento demora para encaixar.
As vaias foram desnecessarias e o atacante Souza é apenas mais um ser humano que joga futebol e que precisa ser motivado.
E como santo de casa não faz milagres, NONATO ex-Bahia foi o artilheiro da rodada nos estaduais jogando pelo Trindade de Goias. Saudades ou também devemos analizar que o Goianésia não oferece resitencia?
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Everton pode abrir o caminho para outros
Olha a convocação do atleta Everton para a Seleção brasileira Sub-17, não foi só uma noticia boa para o desporto Bonfinense. Ela pode despertar de uma maneira mais especifica os outros municipios da Bahia em relação aos seus jovens que praticam esporte.
O fato é que o Ministério dos esportes, sonha com esse tipo de revelação devido a grande
capacidade da nossa base que hoje conta com recursos para desenvolver os trabalhos.
Everton é o primeiro dos que ainda brilham por essa bahia e que não dispontaram porque algumas cidades não enchergam o esporte como espaço importante na formação de uma sociedade mais ativa e sem a violencia que nos esmaga.
Colocamos assim porque acompanhamos alguns projetos paliatistas que só inaltessem politicos e sem contamplar de maneira adequada a juventude.
Feichamos este comentario desejando sucesso a este jovem atleta que surgiu em uma escola que sabe como desenvolver Basquete na Bahia, coordenada por Acacio Leão e dirigida por Paulo Murici.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Regionais, porque não!
Eu também concordo com o Genivaldo Silva, mais vou fornecer uma dica para melhorar o nivel de revelações de atletas para o futebol profissional, assim como o numero de Seleções e a motivação para o proximo Intermunicipal.
Edinaldo Rodrigues pode fomentar e organizar as competições Regionais, claro que utilizando o maximo possivel dos jovens atletas sem a cobrança exorbitante das inflacionantes taxas e emolumentos, fazendo funcionar como nos seus bons tempos o Departamento do Interior.
Entendemos que desta forma aquele que já foi o maior e melhor Campeonato amador da Bahia, voltaria a colocar no mundo futebolistico cidadãos capazes de sobreviver nesta profissão.
Mas também compreendemos que as Regiões poderiam por si proprias realizarem os certames e sairem muito mais fortalecidas para a competição de maior expressão, mesmo porque nem todos os municipios possuem orçamento para gastar tanto.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Olha muito se fala em surpresas nesta primeira rodada do Baianão 2011, mas se levar-mos em consideração o tempo que todos os elencos do interior tiveram para realizarem ótimas estréias, não há muito o que se esperar.
O Serrano venceu o Bahia, mais foi o tempo inteiro pressionado, contando até com erros da arbitragem que inclusive não marcou um penalte escandalouso que podería ter mudado a historia do jogo.
No Barradão o Colo-Colo foi mais determinado na hora de se defender, mesmo com o Vitória sofrendo uma cobrança muito grande por parte de seu torcedor, fatores que impediram uma reversão.
Acreditamos ser preciso esperar para afirmar-mos com uma maior precisão que tricolores e Rubro-negros, terão muito trabalho para conquistar este titulo.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
A 47 anos nascia Samoel Cunha
Presentes o melhor de todos é está com os meus familiares, falar da nossa vida e resenhar sobre esporte e nele se tivesse o direito de escolher um presente, certamente pediría por uma maior dedicação de todos os desportistas na formação de bons atletas sem fugir do quesito cidadania para que no amanhã a nossa sociedade acorde mais tranquila.
Muitos são os meus desejos e peço a DEUS que mantenha em mim o de continuar dividindo esse amor que detenho.
Obrigado a todos que seguem esse blog, pois tenho plena certeza que são meus amigos...
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Ronaldinho é do Fla
Ronaldinho Gaúcho finalmente disse sim. Após longa negociação num quadrado amoroso envolvendo Grêmio, Palmeiras e Flamengo, o clube do Rio de Janeiro levou a melhor e acertou seu contrato até 2014 com o ex-jogador do Milan. Esse sim de Ronaldinho, porém, revela muito do quão pouco ético e quão pouco profissional pode ser o futebol nos dias de hoje.
A primeira dúvida que fica no caso é sobre a lisura de Assis, irmão e dublê de empresário do jogador, na condução das negociações com os clubes. Desde a saída forçada do Milan até a conversa, em paralelo, com três diferentes agremiações.
Ronaldinho tinha um contrato com o Milan que estava em vigência. O atleta simplesmente forçou a barra para sair da equipe italiana. Não fez o absurdo de simplesmente abandonar o clube, como muitos (Robinho é o maior mestre nessa arte) estão acostumados a fazer. Mas também deixou claro que gostaria de deixar Milão e retornar ao Brasil. Não seria mais correto continuar trabalhando a serviço do clube enquanto não definia o destino que ele teria? Principalmente porque havia uma multa rescisória em caso de o atleta deixar o clube antes do término de seu contrato.
Depois de acertar a saída do Milan, Assis passou a negociar com Grêmio, Palmeiras e Flamengo. Aí entramos, além da questão ética, na falta de profissionalismo de dirigentes, atleta e irmão/empresário.
Assis deveria ter cumprido com a palavra, ou então agido de forma profissional. Acertou com um clube, faz um pequeno contrato confirmando que há um acerto. No mundo corporativo, é o tal do “Memorando de Entendimentos”, termo que duas empresas que negociam assinam após chegarem a um primeiro entendimento para um modelo de negócio. Essa prática, até hoje, simplesmente inexiste no futebol.
“O Palmeiras foi correto demais. É muita correção, muita gentileza, é ser muito cavalheiro e correto com as coisas, e o futebol atualmente é muita sem-vergonhice. O Palmeiras já tinha um acerto definido desde o fim de dezembro, e só não foi assinado no Rio por um erro da diretoria, que não assinou um acordo com multas, validade. Senão, estaria tudo resolvido”.
A declaração é de Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras, sobre a condução dos negócios entre o clube e Assis. O clube paulista, assim como o Grêmio, foi extremamente infeliz em usar a imprensa para anunciar acertos verbais como verdades sacramentadas. Nessa novela, só o Flamengo soube como se comportar adequadamente.
Mérito do clube, de não falar sem ter nada concretizado. Mas falha, principalmente, do irmão de Ronaldinho, que deu o ok para os três, mas só poderia assinar com um. E aí é que entra a questão da profissionalização que ainda está longe de ser vista em alguns casos do esporte no mundo inteiro.
Ronaldinho tem a sua carreira gerenciada pelo irmão. Assis teve como maior mérito na vida ser um ótimo jogador de futebol. Mas não se aprimorou para ser um gestor de carreira. Assis é um cara bem relacionado. Conhece os atalhos do futebol por ter vivido esse ambiente a vida toda. Tem contato com clubes, dirigentes, atletas e treinadores.
Mas “só” isso.
Se Ronaldinho tivesse uma equipe ou alguém mais bem preparado trabalhando para pensar a sua carreira, com certeza teria tido muito cuidado na negociação com um, dois, três ou trinta clubes que eventualmente se interessariam em contar com ele. Mas Assis é irmão de Ronaldinho. E, por isso, por mais profissional que ele possa ser, sempre terá a barreira do amor, do carinho, da proteção ao irmão caçula. É impossível achar que o leilão pelo atleta também não foi fruto desse sentimento de que o irmão vale ouro, talvez mais até do que possa ser pago para ele.
Ronaldinho volta ao Brasil. E isso é uma excelente notícia. Ainda mais pelo fato de ele voltar para o clube de maior torcida do país, ou como o próprio Flamengo anunciou, é o “melhor no maior do mundo”.
É uma lufada de bons tempos e, principalmente, prenúncio de boas notícias para um clube que sofreu o calvário em 2010. Mas a maneira como começou esse negócio mostra que, se a base para medir o sucesso da empreitada é o Ronaldo mais famoso, então tudo começou com o pé errado. É só lembrar o quão sigilosa e eficiente foi a negociação entre Corinthians e Ronaldo para a contratação do atleta em dezembro de 2008.
Ética e profissionalização são características extremamente importantes em qualquer ambiente de negócios. E o futebol é um ambiente que precisa urgentemente disso.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Alan do Carmo é Tri
Alan é um Campeão que goza de cuidados como se fosse ainda um simples adolecente e talvez por isso conte com a determinação que só os grandes atletas possuem.
A prova é muito desgastante e a maré estava alta o que desperta para a parte fisica e principalmente para a concentração.
Na noite que antecedia a prova, prestava-mos atenção aos procedimentos dos nadadores que estavam a observar o mar e as vezes persebiamos o quanto que todos estavam aflitos e ansiosos. Os técnicos passavam alguns atalhos, mais Vitor Simões, Alan e a Poliana afirmavam que o importante era se livrar rapidamente do meio dos atletas intermediarios para ganharem direção e analizando bem a ordem de chegada a ideia foi confirmada primeiro chegou Alan do Carmo, depois Vitor Simóes e Poliana medalhista Panamericana venceu entre as mulheres.
A parte negativa do evento é que mais uma vez a cabine de direção de prova ainda não contou com seu espaço proprio, ou seja os fiscais tiveram que contar com uma improvisação para fazer a largada de uma barraca de praia, mas como o lado amador também ficou evidenciado continuamos a esperar por melhorias.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Wallace é do Coringão
Wallace que já trabalha no Corinthians sabe que não será facil ser titular, porém todos nós sabemos que vida de jogador de futebol é cheia de desafios e ele como possui muita técnica e um jeito dinamico de agir diante das dificuldades que possivelmente virão, concerteza vái superar-las, principalmente pelo seu espirito de liderança.
A torcida chega a ser violenta em suas reivindicações, fator que muitas das vezes expressa injustiça, mais também não podemos esquecer que este fator pesa até para os que possuem uma certa experiencia como Ronaldo e Roberto Carlos.
O certo é que estamos na corrente positiva para que o Coiteense realize uma grande temporada e se torne um jogador de Seleção Brasileira.
domingo, 2 de janeiro de 2011
2011 cheio de Educação Esportiva
Sei que deveria postar um assunto no ultimo dia de 2010 e outro no primeiro de 2011, porém acredito que o meu desejo é o mesmo de todos desportistas e amantes por boas competições.
Esperamos sim por grandes Campeonatos Municipais para que se mantenha a força do nosso futebol, Basquete, Voley, Futsal e etc...
Pedimos a DEUS que os nossos Prefeitos analisem bem as instituições com o intuito de motivar os que estão a frente de cada uma contribuindo com a formação de bons valores em todos os sentidos ou seja que não se pense apenas no atleta mais tambem no cidadão que a nossa sociedade tanto nessecita.
E como os nossos dirigentes já demonstraram crescimento, esperamos que o ato de reivindicar adotado por eles tenha um tom de total educação esportiva amparado por lei.