Nunca na história do Brasileiro de pontos corridos um campeão teve uma queda de rendimento tão brusca no ano seguinte quanto o Fluminense no ano de 2013. Nunca no Nacional houve um time que levantou o título em uma temporada e caiu à Série B na posterior, um desastre que ameaça o time carioca, a um passo da zona de degola.
O tricolor das Laranjeiras está na 16a posição, com 36 pontos, superando o Vasco apenas no saldo de gols para se manter fora das quatro últimas colocações. No ano passado, na mesma 32a rodada, o então líder Fluminense tinha 69 pontos. Ou seja, há uma diferença de 33 pontos nas campanhas das duas últimas temporadas da equipe.
Uma distância bem maior do que a de todos os outros nove campeões dos pontos corridos neste estágio do Nacional. Vencedor em 2005, o Corinthians chegou a ter 23 pontos a menos do que sua campanha do título na 32a rodada, de 2006. Ocupava a 14a posição, ainda alguns lugares longe da degola. Tanto que se livrou.
Campeão em 2003, com um dos melhores desempenho do pontos corridos, o Cruzeiro também verificou uma queda significativa, de 22 pontos, em 2004. Mas esteva afastado da zona de rebaixamento, na 13a posição.
Outras equipes campeãs tiveram desempenhos piores em distâncias entre 14 e quatro pontos. E há o caso do São Paulo, que foi campeão em 2006 e teve um aproveitamento ainda melhor no ano seguinte.
A pífia campanha do Fluminense representa um aproveitamento de 53% dos pontos obtidos no ano passado. Com isso, dificilmente não se tornará a pior campanha posterior de um campeão na história, mesmo que o time escape do rebaixamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário